2013-09-11

Energia, Ambiente e Finanças


No Forum Abel Varzim, que aparentemente foi vítima de um ataque informático, o Engº António Leite Garcia publicou um Manifesto intitulado "REFLEXÕES SOBRE ENERGIA, AMBIENTE E EQUILÍBRIOS FINANCEIROS".

O documento reflecte a sabedoria de quem o escreve e embora eu discorde de uma ou outra opinião acho o conjunto muito sensato e tenho pena que a política energética de Portugal se tenha afastado excessivamente do que o documento preconiza. Como não se limita a soundbytes o documento tem a extensão apreciável de 32 páginas densas.

Dada a indisponibilidade do texto completo no site do Forum acima referido coloquei o ficheiro .pdf no meu site, podendo-se fazer o download usando esta ligação.

Para ilustrar o tema escolhi esta foto que tirei no autocarro que me levou do aeroporto de Xangai até ao centro da cidade em Agosto de 2009.

Pessoas mais familiarizadas com linhas de Muito Alta Tensão notarão que cada fase é composta por 6 condutores! Nos nossos 400kV temos dois condutores por fase e em Inglaterra é comum ver 4 condutores por fase  mas ver 6 condutores por fase foi para mim uma estreia.

A China está-se a desenvolver a uma velocidade estonteante e ainda há pouco tempo os apagões eléctricos eram frequentes. Agora devem começar a rarear.

Sem comentários: