2013-07-28

Outra árvore cujo nome ignoro


Fui passar uns poucos dias ao Minho, fui a Viana do Castelo, onde passei pelo miradouro de Santa Luzia. A igreja que mostro abaixo não me entusiasma


e embora as vistas fossem bonitas, não gosto das minhas fotos panorâmicas pelo que mostro um princípio de sebe baseada no que presumo ser uma variedade de cipreste



com uma borboleta pousada sobre a planta no canto superior esquerdo da imagem.

Depois gostei também destas folhas de árvore iluminadas



embora não saiba o nome da árvore.

Se algum leitor conhecer a espécie agradeço que nos informe (a mim e aos outros leitores, não estou no plural majestático).

Para dar uma ajuda mostro a seguir o tronco da árvore, que não era de grande porte, os ramos mais baixos saíam do tronco a uns 2,5 a 3 metros do chão.


Constato com alegria e uma pontinha de orgulho que não disse uma única mentira no pequeno texto deste post.

2 comentários:

Vítor Lindegaard disse...

Pouco ou nada sei de árvores, mas perguntei à minha mulher, que percebe mais do assunto, e ela disse-me que, embora não conheça a árvore, tem quase a certeza de que é um carvalho. Armado dessa informação, procurei em Google e encontrei uns quantos Quercus com folhas semelhantes, todos eles nativos da América do Norte. Depois de comparar as folhas dos mais parecidos, creio que se trata de um Quercus coccinea, um carvalho-vermelho-americano. Mas estou longe de ter a certeza. Que lhe parece?

jj.amarante disse...

Olhando para as fotos da Wikipedia com um Quercus coccinea eu diria que é tal e qual. Fiquei com vontade de ir a Viana do Castelo verificar se já começa a estar avermelhado mas fica um bocado longe de Lisboa. Obrigado pela sugestão!