2013-05-07

Primavera de 2013 e Mau Governo



Continuo a considerar mau o actual governo de Portugal, sobretudo a sua figura principal o nosso ministro das finanças, o senhor Wolfgang Schaüble, que vive na Alemanha e que fez alguma delegação de competências no seu assistente Vítor Gaspar.

Achei interessante a imagem do Pedro Marques Lopes, quando diz numa crónica recente no DN que «...Ninguém tem a mínima confiança em Passos Coelho. O primeiro-ministro pode anunciar que à noite se seguirá o dia, que ninguém acredita....» e actualmente tento não ouvir o primeiro-ministro em directo, limitando-me a ler os resumos noticiosos posteriores, pois ele já me mentiu tantas vezes que a sua presença me é desagradável.

Também considerei que não valeria a pena ouvir o Sr.Schaüble ou os seus assistentes sobre o que pensavam fazer face ao que vai acontecendo porque ele já disse que, aconteça o que acontecer, é preciso manter o rumo. Trata-se portanto de um sistema de controlo desprovido de retroacção. Em domínios não económicos, por exemplo nos automóveis, as sociedades não aceitam sistemas deste tipo mas em domínios da economia parece que qualquer tipo de sistema de controlo é válido, desde que se vá mantendo o poder e a fé.

Continuo a considerar que este é o governo que mais tem mentido aos Portugueses. A última mentira é chamar “despedimento por mútuo acordo” a um despedimento obtido sob a ameaça de reduzir o vencimento de forma substancial durante 18 meses e depois deixar de pagar o que quer que seja. Um “acordo” obtido sob este tipo de ameaça não é mútuo acordo. Não consigo confiar em pessoas que chamam mútuo acordo a um “acordo” obtido nestas condições.

Considero que se há necessidade de poupar na despesa pública na parte das despesas de pessoal se deveria suspender o pagamento de horas extraordinárias movimentando o pessoal doutros serviços onde houvesse menor ocupação caso necessário. E no caso de haver falta de trabalho num departamento dever-se-ia reduzir o horário de trabalho dos trabalhadores menos necessários, com redução proporcional do salário mensal. Dessa forma partilhar-se-ia um recurso actualmente escasso que é o trabalho, em vez de o reservar para uns deixando os outros no desemprego.

Entretanto o ministro Aguiar Branco disse que o Governo estava coeso. Não se fazem afirmações deste tipo sobre um governo que esteja coeso, talvez o governo se desagregue e surja alguma oportunidade de mudança.

Enquanto tal não acontece vou mostrando mais umas imagens, desta vez dos prados dos Olivais Sul, repetindo os malmequeres mas agora fotografados com uma máquina fotográfica em vez do telemóvel.



os seguintes, como são menos numerosos talvez se chamem bem-me-queres



seguido deste detalhe dum prado com florinhas lilases



e outro com florinhas amarelas.

Sem comentários: