2013-04-17

Mosaicos de espelhos







No escritório da minha casa guardo este simpático postal , que me apeteceu mostrar aqui como celebração da exuberância primaveril das plantas e das suas representações artesanais.


Tive a grata oportunidade de passar duas noites em 1993 e em 2001 no maravilhoso Lake Palace Hotel em Udaipur, na Índia, no estado do Rajasthan.


O postal é uma representação impressa dos painéis decorativos, feitos com imensa paciência, colocando muitos pequenos espelhos sobre gesso, formando motivos vegetais estilizados, painéis esses que alegram as paredes do hotel referido.


As imagens estáticas num écran de computador, ou numa fotografia banal de superfícies metálicas, dão uma representação muito incompleta dessas superfícies dado que o aspecto delas, sendo fortemente reflectoras, é fortemente influenciado pela luz incidente.


Fiz alguma correcção de cor, e reenquadrei a foto, com este resultado:


Neste caso o postal ou fotografia recorre a tintas metálicas pelo que apresenta o mesmo problema das superfícies metálicas polidas. Tentei que as folhas reflectissem a luz duma forma homogénea, para as revelar de uma maneira uniforme, mas como não fiquei inteiramente satisfeito com o resultado fiz também uma digitalização do postal, em que obtive esta imagem:


constatando-se que a luz do digitalizador incide sob um ângulo que leva a que os raios reflectidos pelas partes metálicas não sejam captados pelo sensor de luz, ficando consequentemente muito escuros.

Achei que um negativo desta imagem seria uma alternativa interessante:



deixando ao critério do leitor escolher a sua imagem preferida.

Além da beleza do conjunto parece-me difícil conseguir uma densidade tão homogénea da ocupação do plano pelos ramos, folhas e flores.

Fui depois à procura na internet de obras feitas com a mesma técnica e encontrei esta imagem ilustrativa dum fabricante indiano, em que os painéis estão em placas portáteis:


Os do hotel eram construídos directamente nas paredes, cada uma das soluções terá as suas vantagens e inconvenientes, gosto mais do motivo do mosaico do hotel.

Encontrei o nome “Tikri mirror glass work”, mas se “Tikri” designa uma localidade, não cheguei a apurar qual delas seria. Não encontrei mais informação sobre estes painéis tão curiosos.

Passados uns anos encontrei este painel no hotel Abbasi em Esfahan, no Irão:


O painel tem o mesmo espírito dos anteriores, parecendo contudo ter uma execução mais cuidada. Esta é uma árvore que dá frutos, enquanto as que eu vi em Udaipur mostravam flores.

É curioso notar também as diferenças na estilização das árvores, a iraniana parece mais próxima da versão natural, a indiana é mais abstracta.

Os decoradores iranianos usam os espelhos de forma maciça na decoração dos palácios, mas usando técnicas muito diferentes desta.

Sem comentários: