2013-03-26

Ricardo Cruz-Filipe


Por motivos acidentais voltei-me a lembrar do Ricardo José Minotti da Cruz Filipe, nascido em Lisboa em 1934, um engenheiro civil que além de administrador de empresas, nomeadamente da EDP, e de ter trabalhado muito tempo na Secção Especializada para Apoio às Privatizações do Ministério das Finanças, foi meu professor de Geometria Descritiva no IST onde me recordo de ele fazer com mão livre circunferêmcias a traço-ponto a giz no quadro, circunferências essas que pareciam quase perfeitas.

Além destas actividades também se dedicou à pintura tendo feito uma exposição em Março/Abril de 1973 de que guardo um catálogo que me diz que foi na Galeria Buchholz, embora eu me parecesse que tinha sido na Gulbenkian.

Nessa exposição todas as obras foram executadas com tintas acrílicas sobre tela fotosensível, uma técnica de uso quase sistemático por este artista e a imagem que segue é uma digitalização de uma imagem dessse catálogo,



 intitulando-se "Até a luz escorrer por dentro" de 123 x 182 cm.


Gosto dos títulos usados pelo artista embora me escape quase sempre a relação entre o título e a imagem. A que segue tem posters à venda no Centro de Arte Moderna da Gulbenkian, fui buscá-la ao site da Gulbenkian e ampliei-a de 640 para 800 pixels (de largura)






Chama-se "Bride of stillness"




Sem comentários: