2013-03-04

Eduardo Nery 1936-2013


Faleceu o artista plástico Eduardo Nery no passado sábado de doença súbita.

Há muito tempo que eu apreciava as obras deste artista que, com as suas intervenções nos espaços públicos de Lisboa, nos deixou uma cidade muito mais bonita do que se não tivesse por cá trabalhado.

Escolhi como primeira imagem uma parede de azulejo de uma agência bancária em Coimbra, por incluir as cores do arco-iris, pela organização geometricamente disciplinada do espaço e pela alegria que a obra me transmite no seu conjunto, é uma composição que me transmite energia e que me deixa bem disposto, como tantas outras das obras deste artista. Fui buscar esta imagem aqui.



Fui muito ajudado na selecção das imagens a mostrar neste post pela minha ignorância da vastíssima obra deste artista, a próxima selecção é dos azulejos cores do arco-iris no fundo da Avenida Infante Santo em Lisboa, que fui buscar ao mesmo sítio da imagem anterior



Na procura de imagens através do Google Images apareceu-me esta fotografia duma zona um pouco mais acima deste painel de azulejos que fui buscar aqui




Ainda do mesmo fotógrafo (jaime.silva) seleccionei esta foto de um painel de mosaicos cor-de-laranja, instalado algumas dezenas de metros mais acima na mesma Avenida Infante Santo que é feito com mosaicos de apenas duas tonalidades de laranja, que fui buscar aqui:




Depois seleccionei esta obra policromática, mais uma vez muito "solar", que fui buscar aqui:



Depois, para incluir algo que não estivesse directamente já num site da internet, fui ao Google Earth e seleccionei a praça do Município de Lisboa, vista duma altura de 130 metros:



Alguns dos detalhes da calçada estão neste projecto que fui buscar aqui:



regressando à policromia geométrica deste sítio:




O trabalho de Eduardo Nery também é figurativo, os viadutos em frente ao Jardim Zoológico e no fim do Campo Grande tem desenhos muito interessantes. Mas seleccionei uma das várias figuras de visita mostradas nas paredes da estação de metro do Campo Grande e que foram tratadas com uma ironia brincalhona que muito me agradou. Perdi o endereço desta imagem.



E para finalizar mostro o quadro que Eduardo Nery fez para o café "A Brasileira" no largo do Chiado, uma obra onírica com o arco-iris e templos gregos flutuando no céu, que bem podia ser uma hipótese de Paraíso:



Sem comentários: