2013-03-21

Chipre


Senti-me ultrajado pelos ministros das finanças do Eurogrupo, quando tomei conhecimento da proposta insensata (nas próprias e raras palavras do nosso calado Presidente da República) e injusta que se atreveram a tentar impor aos cipriotas.

Com outro presidente esperaria que a sua magistratura de influência nos livrasse de um ministro das finanças que fez uma proposta insensata que mina a confiança dos depositantes europeus nos seus bancos.

Tem havido uma opinião quase unânime em Portugal que a proposta do Eurogrupo é péssima e tenho tido dificuldade em encontrar opiniões favoráveis a essa medida.

Parece-me que uma vez que ocorreu uma votação unânime da proposta pelos ministros das finanças de todos os países do Eurogrupo existe uma tarefa urgente de remodelar a totalidade desses ministros insensatos.

Em tempos escrevi um post em que me declarava a favor da existência do euro, alegando o meu cansaço de estar constantemente a ser roubado através da inflação. Mas se o preço a pagar pela estabilidade dos preços é o roubo discricionário dos meus depósitos, prefiro claramente a inflação que  pode ser razoavelmente mitigada através dos depósitos a prazo ou de outros instrumentos financeiros de baixo risco.

E tanto me faz que a minha futura pensão seja reduzida através da inflação com uma ou outra actualização esporádica ou que seja reduzida pela intervenção explícita do governo alegando que “não há dinheiro”.

Deixo aqui alguns links para posts sobre este assunto, começando pelo que me parece mais completo e esclarecedor, intitulado “Cyprus Bailout: Stupidity, Short-Sightedness, Something Else?” do editor de Cyprus.com a que cheguei via o 2 dedos de conversa, que tinha antes deste post apresentado as perspectivas de várias opiniões alemãs sobre o mesmo tema.

Depois um post  do Pedro Picoito,  outro do Luís M.Jorge, outro do João Pinto e Castro, outro do Francisco Seixas da Costa e outro do Paul Krugman que tem escrito mais recentemente outros posts sobre o mesmo tema.

Como ilha do Mediterrâneo Chipre tem um clima agradável e bastante turismo, donde a existência desta agradável piscina num hotel de Limassol



Também arranjaram bem esta rua para peões no centro dessa cidade



As imagens são de Outubro de 2012.


Sem comentários: