2013-02-09

Montras de Viena


Os leitores deste blogue saberão que reparo frequentemente nas montras das cidades por onde ando. A exibição numa montra tem características diferentes das exibições possíveis, por exemplo, num grande armazém, permite um enquadramento muito mais focado, com um controlo muito mais rigoroso do contexto em que é colocada a peça que se pretende destacar.

Presumo que tudo isto faça parte do bê-á-bá dos designers de montras e de produtos de moda mas pode ser interessante por vezes andar a redescobrir rodas em vez de ler livros, que se podem tornar chatos, sobre um dado assunto.

As montras quando bem feitas dão uma grande alegria às ruas e são tristonhas as cidades sem lojas com montras bonitas.

Por exemplo numa curta estadia de 3 semanas em Macau, em que estava metido num escritório durante o horário de abertura da maior parte das lojas, senti a falta das montras durante a noite. Muito do comércio existente nas ruas de Macau nos anos 90 protegia as montras com chapas metálicas opacas, impossibilitando o chamado "window shopping"

Desta vez foi em Viena que vi umas montras interessantes e embora o vento forte e gelado tenha reduzido a duração do passeio, ainda deu para ver este curioso "vestido", em que uso as aspas por uma questão de prudência, pois embora o objecto pareça um vestido poder-se-á dar o caso de não pertencer a essa categoria de objectos.

Ao ver estes vestidos com grandes áreas destapadas lembro-me de ter lido que os desfiles em passerelles costumam ter versões mais ousadas do que as que são depois usadas por não-manequins, sendo colocados forros mais ou menos transparentes para tornar as peças"usáveis" em contextos sociais mais comuns.

Continuo a não frequentar os sítios onde estes vestidos são usados mas, com a aproximação do Carnaval, parece inevitável pensar num baile de máscaras, mesmo assim num ambiente bastante aquecido caso seja em Viena.

Admito que a escolha de um manequim de cor preta não tenha sido por acaso, um tom escuro dá maior realce aos tons dourados da peça do que daria uma cor clara.

Para concluir deixo uma ampliação de parte da peça mostrada:


 

Sem comentários: