2012-12-31

O lago de Hakone na província Segami



É a quinta vez que publico uma estampa de Katsushika Hokusai no último dia do ano.

Escolhi a imagem representando “O lago de Hakone na província Segami”




Neste caso o pintor optou por usar uma linha preta a separar as áreas da pintura com cores diferentes, tendo muitas das áreas uma cor uniforme. Este estilo é muito comum na Banda Desenhada, é provável que decorra de necessidades das tecnologias de impressão mais antigas, esta é uma gravura impressa em muitas cópias, com Hokusai não existe o fetiche da posse do “verdadeiro original” pois a maior parte das suas obras é de gravuras impressas em série.

Demorei tempo a aperceber-me que a área de cor de areia deverá representar nuvens, a presença da linha preta de separação não ajudou, as nuvens costumam ter contornos mal definidos. E não deve ser deformação da cor da imagem digital porque a neve no topo do Monte Fuji está branca. O Hokusai pintava muito as neblinas matinais, devia-se levantar cedo.

A cor dos telhados marca muito uma paisagem. Um inglês disse-me uma vez que achava os nossos telhados avermelhados muito característicos, em Inglaterra costumam ser muito escuros. Os telhados azuis desta imagem mostram que não estamos em Portugal.

Desejo aos leitores deste blogue um Bom Ano Novo de 2013!

1 comentário:

io disse...

Linda!
Um bom 2013, para si e todos os seus amigos e familiares, jj.