2012-09-25

Figueira


Várias árvores exalam um cheiro característico, algumas apenas durante a floração, como por exemplo as Tílias, outras em permanência, como por exemplo os Pinheiros. Julgo que a Figueira exala um cheiro permanente, é um dos mais típicos e agradáveis que conheço e associo muito esse cheiro ao Algarve, onde fotografei esta figueira cheia de figos que tive a oportunidade de constatar serem muito bons.




O figo é uma infrutescência curiosa pois alberga no seu interior uma inflorescência que necessita de uma espécie particular de vespa para a fertilizar. O processo é referido na wikipédia aqui.

Na Bíblia aparecem referências à figueira, não sei se foi a propósito de uma figueira que Jesus Cristo fez a observação que as árvores devem ser julgadas pelos frutos que dão. Nessa pregação concluía-se que se a árvore não desse bons frutos devia ser considerada má. Estas parábolas várias vezes acabam por me fazer lembrar o governo de Portugal cujos frutos da sua actividade, ao contrário desta figueira, deixam muito a desejar.

Adenda: há um filme de 52 minutos da Deeble & Stone sobre este tema aqui.

7 comentários:

Anónimo disse...

Que coisa mais estranha! Nunca vi tais vespas à volta das minhas figueiras, nem perto destas existem figueiras bravas que dão tais caprifigos machos! A Wikipedia em português, principalmente brasuquês, é das coisas mais doidas que existem na internet. Aconselho-o a ler a versão espanhola ou inglesa, aqui:
http://es.wikipedia.org/wiki/Ficus_carica
http://en.wikipedia.org/wiki/Common_fig

jj.amarante disse...

Caro anónimo, embora eu tenha tendência para consultar mais frequentemente a versão inglesa da wikipédia pareceu-me que desta vez a versão portuguesa seria adequada como um ponto de partida para pessoas que se interessassem pelo tema. Faço notar que em espanhol se referem aos caprifigos pelo menos nesta frase: "A los ejemplares masculinos de las variedades dioicas se les conoce comúnmente como cabrahigos"
e que na versão inglesa se referem à fig wasp que traduzi literalmente como vespa:
"The small orifice (ostiole) visible on the middle of the fruit is a narrow passage, which allows the specialized fig wasp to enter the fruit and pollinate the flower, whereafter the fruit grows seeds." O meu primeiro contacto com este tema foi num livro que me parece que se chamava "A aventura prodigiosa das plantas" em que o autor tomava algumas liberdades literárias nas descrições que fazia, donde me ficou a percepção que a reprodução das figueiras é algo complexa mas que na altura (como agora) não compreendi completamente. Em Portugal acho que se chama "figos tocos" ao que a versão brasileira da wikipédia chama caprifigos. Mas neste caso parece-me que a versão portuguesa da wikipédia é mais curta do que doida.

João disse...

Sobre a relação entre figueiras e vespas, deixo-lhe este excelente documentario da BBC:

http://youtu.be/sxJdweffxEE

jj.amarante disse...

Obrigado João, o filme é espectacular, vou referi-lo num próximo post.

Anónimo disse...

Olá, estou procurando esse documentário da BBC sobre a relação vespas e figueiras, mas não o encontro disponível na internet! Você por um acaso não o teria salvo e poderia compartilhar?
Obrigada

jj.amarante disse...

O filme referido num comentário acima que estava aqui (http://youtu.be/sxJdweffxEE) passou agora a estar aqui: https://www.youtube.com/watch?v=xy86ak2fQJM.

Fiz uma busca no Google com a sequência de palavras (wasp fig bbc) sem parêntesis nem aspas e foram mostrados vários sítios sobre este tema entre os quais o novo sítio do filme.

Anónimo disse...

Muito obrigada mesmo!
(não havia feito a busca em inglês, pensei que fosse um documentário brasileiro)
Enfim, mas uma vez obrigada!