2012-04-28

O direito de voto das mulheres






O título deste blogue contem uma alusão fonética ao contexto das imagens que o povoam, sendo esse contexto dado pelo texto que as acompanha.


Muitas vezes esquecemo-nos do contexto dos fenómenos sociais, quer espacial quer temporal.


É por isso que gosto tanto de mapas históricos onde se pode contemplar a evolução de um fenómeno simultaneamente no espaço e no tempo.


No Palazzo Vecchio (imagem aqui ao lado) em Florença  está no átrio uma pequena exposição sobre os direitos democráticos, onde estava este mapa histórico sobre os direitos de voto das mulheres.




Neste tema não fomos percursores mas houve países mais atrasados na Europa. Lembrava-me que na Suíça o direito só tinha sido conquistado tardíssimo, verifiquei agora aqui que foi em 1971 (o meu colega suíço lembrava-se de 1972) e fiquei surpreendido por na Grécia ter sido só depois de 1950 (no sítio que referi têm 1952).

Antes do 25 de Abril de 1974 este direito das mulheres em Portugal não lhes servia para grande coisa, dada a inexistência de eleições livres, mas há imensas coisas como, por exemplo, o direito de voto das mulheres ou o direito a eleições livres que se "naturalizam" rapidamente, dando a ilusão que sempre foram assim. Há um lado positivo nesta "naturalização", são assuntos considerados resolvidos.

Além desta falta de sentido temporal existe também uma falta de consciência da situação no espaço.

Neste caso fiquei surpreendido por em todo o Mundo as mulheres só não terem direito de voto na Arábia Saudita. Não se fala muito desta situação de país actualmente único nos meios de comunicação social.

Sem comentários: