2011-12-24

Natal

Mostro agora uma mistura de arte contemporânea com uma tradição muito antiga.

Trata-se de uma exposição de pinturas que presumo serem obras de alunos da catequese, provavelmente dos últimos anos, que encontrei na parede de uma igreja ortodoxa de Sófia em 2005



Na linha de cima tem 3 representações da Virgem Maria com o Menino Jesus e uma do Cristo Pantocrator (Todo-Poderoso). Ainda preciso de me informar sobre as letras O, ω e N que aparecem na auréola do Cristo.

Parece que nas representações bizantinas da Natividade prescindem com maior frequência do São José, deixando apenas a Virgem e o Menino.

Na linha de baixo tem representações que desconheço mas a última do lado direito parece ter uma lágrima prateada debaixo da vista direita, sugerindo uma Mater Dolorosa.

Fico na dúvida se se trata de uma arte viva, por continuar a ser executada nos dias de hoje, ou de uma arte morta por ter aparentemente pouca inovação.

Um Bom Natal para todos.

1 comentário:

Pollyanna disse...

É ima tradiçao muito antiga, Mas a Arte Sacra que se chama Iconografia, usam a pespectiva chamada invertida, é muito viva principalmente no oriente. Porém hoje começa a ser mais usada no ocidente e existem muitos iconografos.
Na igreja ortodoxa isso é mais presenta, porém é uma arte usada em toda a Igreja universal.
Saludos