2011-10-13

Pinheiro do Paraná

Foi com alguma surpresa que descobri este Pinheiro do Paraná, de uma espécie já referida noutro post deste blogue, numa propriedade murada em Penalva do Castelo, relativamente ao pé da Casa da Ínsua, talvez faça parte da mesma propriedade.



Para um ignorante de botânica como eu, é gratificante identificar que uma árvore relativamente estranha é um testemunho de uma interacção entre Portugal e o Brasil. A arquitectura das casas não será a ideal mas parece-me bem característica do último quartel do século XX em Portugal, parecendo a última uma casa estilo "maison", como diziam alguns emigrantes.

Pelo que me disseram no Brasil e se confirma na entrada da Wikipédia acima referida, a reprodução destas árvores tem as suas dificuldades, deve ser por isso que esta não está rodeada por nenhum elemento da mesma espécie. Mostro a seguir uma vista em maior detalhe.


1 comentário:

Anónimo disse...

Que interessante, essa árvore dá um fruto, que é uma castanha muito boa para cozinhar ou assar, e a madeira é de boa qualidade para a construção civil. Aqui no sul do Brasil essa espécie é comum, porém dizem que está ameaçada de extinção devido a dificuldade de reprodução.