2011-09-18

Novos desenhos de postes de electricidade

No último post dei um saltinho duns desenhos no tecto duma mesquita para umas obras do artista contemporâneo Sol Lewitt.

Houve entretanto um anónimo que deixou um comentário apontando para um artigo do Guardian onde se mostram vários projectos de postes para linhas de alta ou muito alta tensão. Parece-me que o salto dado pelo anónimo é maior do que o meu, ao saltar do Sol Lewitt para estes postes, talvez tenha sido a profusão de linhas brancas.

Na Finlândia têm desenhado uns postes muito bonitos e agora em Inglaterra estão a fazer o mesmo. É provável que seja altura para pensar nisto pois passou-se muito tempo desde que os desenhos dos postes actualmente instalados na paisagem foram feitos, na altura os computadores não eram tão poderosos, dificultando os cálculos de estruturas menos regulares, e estão constantemente a aparecer materiais novos que abrem novas possibilidades.

Gostei de todas as propostas, não consegui votar em nenhuma delas, acho que bem poderiam usar uns postes dum tipo num sítio e doutro tipo noutro, gostei mesmo da exposição dos postes numa sala com pinturas medievais, com fundos dourados, a arte é um continuum, atravessando toda a existência dos seres humanos.

Aqui ficam as imagens:







1 comentário:

argumentonio disse...

alguns dos exemplares são de belo efeito visual, sem dúvida

há temas que associamos mais facilmente a questões de segurança e de custos que propriamente a aspectos estéticos

talvez seja menos inconciliável do que parece, mesmo se as estruturas devem representar o perigo que encerram e dispor do grau de protecção que se impõe, de preferência a baixo custo para os consumidores - o que a padronização tendencialmente assegura melhor, quanto a investimento (I&D, produção e montagem) e manutenção (imagine-se uma carrinha de piquete com peças de vários tamanhos, feitios e cores para reparações em caso de avaria...) sobretudo quando se trata de redes necessariamente extensas, associadas à gestão de milhares de peças, estaleiros, entrepostos, armazéns, oficinas, etc

mas bonito, é!

e a beleza fica sempre bem em qualquer lugar...

;_)))