2011-09-14

Isfahan – Jameh mosque

Nas cidades e vilas do Irão existe sempre uma mesquita Jameh, que é quase sempre a mais importante, onde os fiéis se reúnem para a oração de sexta-feira, o dia mais sagrado da semana para os muçulmanos, equivalente aos sábados para os judeus e aos domingos para os cristãos. “Jameh” significa congregação. Na Índia estas mesquitas mais importantes ou maiores chamam-se Jama Masjid, a com maior capacidade é a de Delhi.

A mesquita Jameh de Isfahan é muito antiga e de grande dimensão, como seria de esperar, indo o seu acesso ser facilitado por uma estação de metropolitano, cujas obras mostrei no post anterior.

Sendo um local onde as pessoas afluem regularmente, costuma ter um mercado ou bazar tradicional nas redondezas. No bazar ao pé da mesquita Jameh de Isfahan mantém-se a abundância de manequins masculinos para vender camisas polo, já referida em posts sobre montras no Irão.


Surpreendeu-me o pormenor da exibição de sandálias para senhoras usando um modelo de pé com as unhas pintadas de verniz vermelho, para realçar o produto. Esta maquilhagem é proibida nos locais públicos mas aparentemente usada no recato do gineceu das casas particulares.


A maquette da mesquita ilustra a sua importância.


Estas mesquitas que existem há muito tempo apresentam heterogeneidades arquitectónicas como as que ocorrem nos templos cristãos de muita idade. Os crentes vão adicionando elementos, procurando uma integração mais ou menos harmoniosa, umas vezes com mais sucesso outras com menos. Como já mostrei muita cerâmica esmaltada de outras mesquitas vou-me aqui cingir apenas a três detalhes curiosos:

O primeiro é um pequeno Mihrab, num dos muitos pequenos espaços dedicados à oração. Está rodeado por uma caligrafia em baixo relevo de execução muito trabalhosa.



O segundo é um Minbar, um “púlpito” onde o iman se dirige aos fiéis



O terceiro é um tecto magnífico cujas linhas me levaram a pensar que o Sol Lewitt se teria inspirado nesta arquitectura de tecto para algumas das suas obras contemporâneas



Como exemplo mostro duas obras do Sol Lewitt,



que há muito tempo referi aqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

http://www.guardian.co.uk/environment/gallery/2011/sep/14/shortlist-designs-electricity-pylons-in-pictures

jj.amarante disse...

Obrigado pela sugestão dos postes, ó Anónimo, já postei os postes.