2011-07-15

Mosaico do Alhambra (2)

Muitos mosaicos do Alhambra não são superficies inteiramente esmaltadas, compondo-se de componentes de cerâmica vidrada unidos por argamassa branca que não se limita a linhas finas.

Esta técnica não é muito comum provavelmente porque os artistas preferirão construir os seus desenhos de forma repetitiva em mosaicos de polígonos regulares, sendo a sua colocação simples, requerendo apenas competência no nivelamento da superfície. Além disso, como as uniões entre os mosaicos são sempre tiras finas de argamassa, minimiza-se a entrada da humidade e o seu potencial destruidor.

Às vezes pode-se fazer uma superfície vidrada um pouco maior mas no caso do Alhambra as composições assumem uma complexidade e dimensão que parecem deixar como única alternativa possível a que começámos por descrever.

Para fotógrafos amadores que se têm que sujeitar aos ângulos de tomada de vista e iluminação existente, por vezes não é possível tirar a foto a partir dum ponto numa perpendicular ao centro do painel, ou porque o local é interdito aos visitantes ou porque a iluminação existente faz com que apareçam reflexos excessivos.

Julgo que neste caso havia um problema com os reflexos pelo que optei por titar a fotografia "de esguelha"


e depois num editor de imagem deformei-a para voltar à sua forma rectangular


A dose de regularidade e de variação neste mosaico, como em tantos outros do Alhambra, torna-os verdadeiras obras-primas do desenho geométrico. Que maravilha!

5 comentários:

Anónimo disse...

desenho é com s ou com z?

jj.amarante disse...

Vários processadores de texto têm verificador ortográfico. Use um deles.

Anónimo disse...

E que verificador está a usar, caro amarante? É que no segundo parágrafo sai com z, já no último vai a s...

jj.amarante disse...

Já corrigi o do 2º parágrafo, que me tinha escapado.

Anónimo disse...

Olá,
Estive em Alhambra e fiquei absolutamente enfeitiçada por sua história, como é possível, em pleno século XIII? Parabéns por divulgar Amarante. Fabiana