2011-07-22

Candeeiro de rua e Ginkgo Biloba

Numa rua de Granada gostei deste candeeiro que poderia ser do tempo da Art Déco, um movimento internacional de design mais activo de 1925 até ao início da II Grande Guerra. É geométrico mas muito mais simples do que a complexidade estonteante dos mosaicos do Alhambra ali ao lado.


No lado esquerdo da imagem vê-se uma folhagem que me alegra ser capaz de identificar imediatamente como pertencendo a um Ginkgo Biloba, pela forma única das suas folhas em forma de coração e que já referi aqui, aqui e aqui (em todos estes posts troquei ginkgo por gingko e neste último dizia que as folhas tinham forma de borboleta...).

Segundo tenho lido a árvore é um fóssil vivo, é capaz de viver mais de 2000 anos, e seis dessas árvores sobreviveram à bomba atómica de Hiroshima, a mais próxima do ponto da explosão estando a uma distância de apenas 1100 metros!

Fiquei a pensar que essa resistência deve ser o factor que aconselha o seu uso em ruas com poluição automóvel, como era o caso em Granada e em várias ruas de Lisboa.

Sem comentários: