2011-03-07

Janela irreal de Portimão



Depois dos últimos posts sobre as janelas da Maluda não resisti a fotografar esta linda janela numa pastelaria/casa de chá da rua Direita ( de seu nome, que não de sua geometria) em Portimão.

Ao lado está a foto original tirada com o meu telemóvel (apenas com menos pixels). Nas situações "normais" para os fotógrafos amadores (ainda por cima armados apenas de telemóvel) é frequente não estar facilmente acessível o ponto ideal para a tomada de vista.

Neste caso a foto foi tirada duma direcção não perpendicular ao plano da janela, tendo como consequência que a janela se transformou de rectângulo em trapézio. Na imagem seguinte deformei a foto para recuperar a forma rectangular.

Os reflexos são reais bem como o candeeiro aceso por trás da janela. É natural que o reflexo do fotógrafo não apareça, dado o ângulo de tomada da foto.

Mas ao escrever isto uma pessoa começa a ver que se trata também duma imagem com uma pequena dose de irrealidade.


2 comentários:

JMiguel disse...

Estimado Amarante: A designação de Rua Direita significa Rua Principal não decorrendo de razões geométricas. Abraço
JMiguel

jj.amarante disse...

A sério JMiguel? Já o Engº Ferreira Dias, que se irritava muito (e quanto a mim com razão) por chamarem à aldeia de Monsanto a mais portuguesa de Portugal, se queixava que lhe parecia haver um horror ao uso da linha recta nas nossas povoações. Sendo um fenómeno tão raro conseguir ultrapassar todas as questões de propriedade para traçar uma rua a direito, faria sentido que se chamasse a essa proeza quase única "Rua Direita" para a distinguir das demais. Mas se tu dizes isso lá deves ter as tuas razões. Abraço também e continua a aparecer.