2010-12-07

A praça Naqsh-e-Jahan em Isfahan e outras praças

Para desanuviar das notícias permanentes sobre o estado de alma dos mercados em relação a Portugal pensei em continuar a falar sobre o Irão e mais particularmente sobre a cidade de Isfahan, de cujas belas pontes já falei em posts anteriores.

Desta vez para falar da praça mais famosa de Isfahan, a Naqsh-e Jahan, que diz o guia do Lonely Planet querer dizer “Pattern of the world”. Como o guia dizia que a praça era a segunda em dimensão em todo o mundo, só sendo ultrapassada pela praça de Tian-an-men em Pequim, lembrei-me de verificar as dimensões de umas poucas praças no Google Earth.

Quando uma pessoa visita uma dessas praças nunca tem as praças dos outros países ali ao virar da esquina e os mapas de cada cidade são feitos em escalas diferentes pelo que ficamos dependentes da nossa memória para fazer as comparações, o que é um método bastante fraco.

Para facilitar a comparação gravei a imagem do Google Earth quando a “eye altitude” estava 1000m acima da cota do local, pelo que a totalidade das imagens que seguem têm uma mesma escala. No fim destas imagens mostro um resumo das dimensões das praças, tiradas com a régua do Google Earth. Os valores são aproximados, tive dúvidas nalguns casos onde deveria considerar o fim das praças, mas isto não é um concurso com prémios.

Começo por mostrar o Terreiro do Paço ou Praça do Comércio em Lisboa



seguida da Praça da Concórdia em Paris que contribuiu, na minha primeira visita a Paris, para compreender a expressão “à grande e à francesa”



seguidamente apresento vários pátios interiores da Cidade Proibida em Pequim



em que se constata que o pátio interior maior tem uma dimensão semelhante à da Praça do Comércio. Na imagem seguinte mostro a praça de Tian-an-men, adjacente à Cidade Proibida



e finalmente mostro a praça Naqsh-e-Jahan em Isfahan



constatando-se que é realmente uma praça bastante grande. Na tabela seguinte mostro um resumo das dimensões em metros (medida com a régua do Google Earth) dos lados dos vários rectângulos e a área respectiva de cada praça



constatando-se que a praça de Tian-an-men é realmente gigantesca e que a praça de Isfahan é maior do que a Place de la Concorde, que por sua vez é o dobro da Praça do Comércio em Lisboa.

Incluo ainda por curiosidade as praças de São Marcos em Veneza, que parece muito melhor adaptada ao convívio, pela sua escala menos monumental e por uma exposição menos aberta à brisa marítima, não fossem as multidões de turistas



e a de São Pedro em Roma que me parece ter uma área semelhante à da Praça do Comércio. Não sei qual a etimologia de “praça” mas em inglês não arranjam melhor do que “square”. Chamar “square” à Praça de S.Pedro revela uma limitação curiosa do inglês.



A Praça do Comércio é uma praça belíssima, a que não é estranha a sua abertura sobre o Tejo. Mas tirando um ou outro concerto é uma praça virtualmente inútil e muito hostil, desabrigada e ventosa no Inverno, de um calor tórrido sob um sol impiedoso nas tardes do Verão e pouco acolhedora nas noites excessivamente refrescadas pela brisa do Tejo também na estação estival. Uma vez que a praça não se destina a desfiles militares e já passámos o tempo das grandes manifestações parece-me que deveriam colocar lá umas árvores que dessem alguma sombra, para a tornarem mais amena. Aliás vi umas fotos antigas em que existiam árvores nesta praça.

A de Isfahan está atapetada com relva, que será provavelmente aproveitada pelos iranianos para aí fazerem piqueniques, como os vi fazer em incontáveis ocasiões sobre os relvados. Para finalizar mostro uma vista geral da praça, tirada a partir duma das extremidades do seu eixo maior, onde se localiza o bazar. À esquerda está a mesquita do xeque Lotfollah, destinada às mulheres do harém do Xá Abbas, em frente a mesquita do Imã e à direita o palácio Ali Qapu, tudo isto mandado construir no século XVII pelo Xá Abbas, na sua nova capital.



Fui buscar esta imagem aqui mas cortei a parte superior do enquadramento. A imagem deve ter alguns anos porque a vegetação da praça está diferente. Neste sítio tem várias imagens que parecem mais actuais.

2 comentários:

Bernardo Carvalho disse...

Olá, amigo!
Instigado por uma matéria
No jornal Folha de São Paulo

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/turismo/134063-vem-pra-praca.shtml

Fui pesquisar sobre a Praça Isfahan e vi o teu sítio.

Mas gostaria de apresentar a você a seguinte praça, na parte centro-norte do Brasil:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pra%C3%A7a_dos_Girass%C3%B3is

O que achou?

Bernardo Carvalho
bernardo_carvalho@yahoo.com

jj.amarante disse...

Muito interessante a sua Praça dos Girassóis. Constato agora que só mostrei praças da Europa e da Ásia, deixei de fora a África e o Novo Mundo!