2010-12-19

Mesquita do Xá em Isfahan


Uma forma fácil de arranjar imagens menos comuns é fotografar lugares pouco frequentados pelos vizinhos, embora assim se corra sempre o risco de transformar um blogue de imagens com texto num blogue de viagens. Mas a mesquita mandada construir pelo Xá Abbas em Isfahan vale bem esse risco.

Esse Xá, que construiu a cidade de Isfahan como sua capital, colocava muita pressão nos seus colaboradores, motivo pelo qual se disfarçava por vezes de mercador para indagar junto da população qual a opinião sobre a sua governação.

Foi ainda esse Xá que, com o auxílio dos ingleses, obrigou os Portugueses a abandonar em 1622 o forte construído por Afonso de Albuquerque em Ormuz entre 1507 e 1515 que, juntamente com o forte de Mascate referido aqui, controlava a entrada  do Golfo Pérsico.

Mas aqui em Isfahan, na praça de Naqsh-e Jahan, promoveu a construção de uma mesquita maravilhosa, desenhada pelo arquitecto Ali Akbar Esfahani. Aqui ao lado mostro o portal da entrada da mesquita na praça,

seguido duma imagem detalhada do rectângulo do lado esquerdo da porta


e do detalhe das estalactites no topo do portal.


Desta vez os detalhes históricos do post vieram do guia do Lonely Planet para o Irão, guias que além de muito úteis para as necessidades práticas dos viajantes, costumam ter sínteses históricas admiráveis e pequenas histórias muito interessantes.

1 comentário:

Maria Olimpia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.