2010-11-19

A máquina de costura

Enquanto não me envolvo nas novas querelas religiosas, que têm a ver com a fé ou a ausência dela nos mercados, nas virtudes exorcistas do FMI e nas mais variadas crenças indemonstráveis e também por isso irredutíveis, interesso-me por esta pequena animação, que me lembra os tempos em que traçava linhas ponteadas em folhas de papel, na máquina de costura Singer com pedal que havia na minha casa.

(clique na imagem para ver a animação)

Quando fiz a tropa em Bissau, surpreendi-me ao ver apenas homens a trabalhar com máquinas de costura, quando em Portugal era um trabalho quase sempre desempenhado por mulheres. Ainda hoje não arranjei conjectura para explicar esta diferença. Provavelmente será apenas a perpetuação de um hábito que se foi tornando dominante.

2 comentários:

jcd disse...

Não fiz a tropa em Bissau, mas nos finais da década de 90 quando lá estive, e não conseguindo resistir ao colorido dos panos, fui a um desses "estilistas" fazer uns vestidos. Em grande parte do Sudeste Asiático também eram os homens que trabalhavam com as máquinas de costura.
Joana

Raquel Moreira disse...

Olá
Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo blog.
Meu nome é Raquel e sou responsável por parcerias de diversos sites e gostaria de lhe convidar para ser nosso parceiro também, possuímos diversos sites relacionados a mais de 30 tipos de categoria como: moda, automóveis, maquinas, imóveis, eletrônicos etc, todos com ótimos posicionamento no Google e grande número de acessos onde poderíamos trocar links, um dos nossos sites que inclusive é relacionado a esse post é esse.
www.maquina-de-costura.com

Lembre-se esse é apenas um dos sites que possuímos temos outros diversos para parceria.
Vamos conversar mais a respeito.
email: raquelmoreira100@gmail.com
Msn: raquelmoreira1000@hotmail.com