2010-10-29

Confusão e prato de Isfahão

A situação política em Portugal, com a floresta de enganos das contas públicas e desta coreografia elaborada das negociações entre o PS e o PSD, que parece ir desaguar no deixar passar um orçamento, fez-me pensar neste prato com desenhos de grande complexidade que trouxe da cidade de Isfahan do Irão.



Trata-se de um pequeno prato metálico de 14 cm de diâmetro, provavelmente de cobre, esmaltado com fundo azul ultramarino e desenhos de linhas brancas e de pinceladas douradas. É um caso de ouro sobre azul, embora certamente sem a presença de metal precioso. Tenho sempre alguma dificuldade em fotografar dourados e prateados e neste prato essa dificuldade também esteve presente. Um dia ainda vou frequentar um curso de fotografia.

Ao olhar para o prato de alguma distância noto a existência de uma espécie de estrela de 8 pontas, que será mais aparente nesta imagem mais pequena do mesmo prato aqui ao lado. Não sei se este prato específico foi pintado à mão, suponho que sim porque vi numa loja estarem a fazer este tipo de desenhos, e embora a regularidade das formas esteja presente, as figuras não se repetem de forma exacta, existem pequenas variações. Poderia ser uma cópia mecânica de um desenho originalmente feito à mão.

Mas o que realmente me surpreende é a existência de um conjunto de movimentos que possibilitam um desenho estável desta complexidade. Existem provavelmente formas de desenhar estas curvas que evitam que degenerem em padrões abatatados e que as formas respeitem esta divisão em 8 sectores. Acho que terei que revisitar Isfahan para ver como é que se faz pois sinto-me completamente incapaz de fazer um desenho destes.

Outra coisa que me surpreende é este meu interesse por pratos. Já fiz um post sobre um prato turco, outro sobre um prato indiano e agora este sobre um persa. Os outros pratos tinham composições agradáveis e de execução cuidada, ao alcance apenas de artesãos com um bom treino, mas percebia-se como eram feitos os desenhos, coisa que neste ainda não atingi.


Nas costas do prato tem esta referência (passe a publicidade).

Embora as imagens anteriores sejam mais realistas, tirei outra foto sub-exposta de que também gostei:

1 comentário:

E.Pagán disse...

¡¡¡Increíble y magnífico por igual!!!