2010-10-12

Barragem do Maranhão e Rabuzin

Ahhhh, a Natureza..., dirá um citadino mais naïf ao contemplar esta paisagem tranquila ao pé da vila de Avis.



Na realidade nada disto é "natural" no sentido mais usual do termo em que se considera algo como "natural" quando não houve intervenção de seres humanos, como se eles não fossem também parte da "Natureza".

O lago está ali porque os seres humanos fizeram uma barragem, criando uma albufeira, os sobreiros estão num terreno aparentemente limpo de ervas daninhas, o milho não estaria aqui se não tivesse sido plantado e se não existisse aquele braço articulado de rega que se alimenta provavelmente de água da barragem e o arranjo geométrico das oliveiras não foi fruto espontâneo da reprodução selvagem das árvores. É uma paisagem altamente humanizada que como tal poderia figurar num livro escolar.

A disposição das oliveiras recordou-me este quadro naïf de Rabuzin, que vi num pequeno museu em Zagreb dedicado a este tipo de arte, de que trouxe na altura um poster.



Ainda não consegui tirar uma foto do poster em que não aparecessem reflexos, pelo que a imagem que mostro é do site que referi. Mas como a achei um bocado forçada usei a opção "blur" e tirei um pouco do contraste.

Antigamente falava-se dos naïfs jugoslavos. Não sei se eram sobretudo croatas.

Acabo de me aperceber que seria politicamente incorrecto chamar naïf a este tipo de arte de que tanto gosto. Acho naïf considerar incorrecto usar o termo naïf.

2 comentários:

Sandra Afonso disse...

Olá venho aqui deixar-te os quatro links dos meus blogues para que possas visitar e tambem comentar se assim o desejares. O primeiro é http://coisinhasdaavonsandra.blogs.sapo.pt o segundo é http://mundodepoesiadois.blogs.sapo.pt o terceiro é http://vidadosanimais-vida.blogs.sapo.pt o quarto é http://reflexoesmaisreflexoes.blogs.sapo.pt eu agradeço imenso os teus comentarios. Mil beijinhos e tem um excelente dia!!!

JPB disse...

Na verdade, a maior parte da nossa paisagem que consideramos "natural" tem muito pouco de natural. Mesmo os seus pedaços aparentemente intocados foram alterados ao longo do tempo, alguns de forma profunda, pela intervenção humana, directa ou indirecta. Só em alguns escassos pontos de regiões mais remotas - Gerês, montanhas do interior beirão - se poderá eventualmente encontrar pedaços de natureza de certa forma "virgem".