2010-09-22

Ligação eléctrica da Turquia à Europa

No continente europeu existe o sistema eléctrico síncrono interligado com a maior potência instalada de todo o mundo. O Grupo Regional da Europa Continental, como é designado na entso-e, é constituído pelos países da zona azul, como mostrado neste mapa,



que também pode ser visto aqui.

Dentro desta imensa área, parecida mas não coincidente com a União Europeia, a falha de qualquer gerador é instantaneamente apoiada por numerosos geradores instalados nos diferentes países, reduzindo muito a reserva de geração necessária em cada país.

Na realidade a zona síncrona estende-se além da zona azul até ao Magrebe, através de duas ligações submarinas em corrente alterna que atravessam o estreito de Gibraltar, ligando a rede eléctrica de Espanha à de Marrocos e sucessivamente às da Argélia e da Tunísia.

Este sistema internacional imenso começou em 1958, com a interligação de parte dos sistemas da Suíça da França e da Alemanha. Nalguns casos as ligações internacionais entre redes vizinhas ocorreram mesmo antes da interligação completa das redes isoladas que existiam entre cada país. Desde essa altura tem vindo sempre a crescer.

Neste mapa é possível ver de forma detalhada as redes eléctricas existentes embora as grandes cidades só sejam visíveis através da concentração de linhas que a elas afluem, uma vez que as instalações eléctricas que as abastecem têm nomes de subúrbios como, por exemplo, Sacavém ou Carriche.

No Google Earth fui buscar esta zona que contém ao norte um bocadinho do Mar Negro, o estreito do Bósforo, em cujas margens está Istambul, o Mar de Mármara e o início do estreito de Dardanelos, a oeste, dando acesso ao Mar Mediterrâneo



No mapa da entso-e que referi acima essa zona está aqui representada:



e um pouco mais para leste fica esta outra



onde se vêem duas linhas (a vermelho) que unem a Turquia à Bulgária e uma linha que une a Turquia à Grécia. Este conjunto de três linhas construídas em datas relativamente recentes foram ligadas às 08:25 do passado Sábado, dia 18 de Setembro de 2010, conforme referido aqui. Os sistemas interligados ficarão sob observação pelo período de um ano após o que a ligação poderá passar a definitiva.

Deu-se assim mais um passo na aproximação da Turquia aos outros países da Europa.

Para terminar deixo aqui uma foto de uma linha de muito alta tensão que atravessa o canal do Bósforo, com um poste muito alto na sua margem de leste, sendo uma das linhas representadas no mapa acima.

2 comentários:

Anónimo disse...

Quando é que começam a enterrar as linhas como fazem na Alemanha?Somos sempre um país atrasado...
R.

jj.amarante disse...

Na Alemanha enterram linhas ao pé de cidades, coisa que nós também fazemos. Enterrar de forma sistemática só para arruinar o país ainda mais do que já está. Não temos dinheiro para isso.