2010-09-28

Báltico

A praia do mar Báltico do penúltimo post lembrou-me outra praia do Báltico que visitei em Junho de 1994, ao pé de Riga, chamada Jürmala.

Daí me ficou a memória de uma barreira de árvores, a separar a praia das casas que se integravam discretamente na floresta. Da praia quase não se viam construções, como é patente nesta imagem:



Por trás da barreira de árvores desenvolvia-se um passeio frondoso onde havia esplanadas mas, dada a barreira de árvores, não se conseguia ver o mar:



Os estados Bálticos tinham recuperado a independência há muito poucos anos, na sequência da Perestroika, era curioso observar o conteúdo (ou a sua ausência...) das poucas lojas existentes.

Fiquei surpreendido também com a frequente venda de livros na rua, em vez das revistas dos quiosques mais habituais no Ocidente, em que me recordo duma imagem do Terminator, com o Schwarzenegger na capa e outros livros com actores ocidentais famosos também na capa. Em vez de verem as cassetes de vídeo os letões aparentemente liam os argumentos dos filmes! Tirei esta foto para documentar a situação, na própria cidade de Riga




O ano passado devo ter visto um ou dois episódios da série da BBC “The story of India” do Michael Wood, gostei e, não sei se influenciado por esta banca de livros vista há muitos anos, em vez dos DVDs comprei o livro associado, cuja capa está aqui ao lado.

Embora tenha conseguido ler o livro todo parece-me que teria sido melhor comprar o conjunto de DVDs.

De qualquer forma gostei de revisitar a civilização indiana de que falarei no próximo post.

Sem comentários: