2010-07-20

Flores no parque de Monserrate em Sintra

Agapanto:




Cravinas:




Dália:




não-sei-o-nome (agradeço ajuda):


4 comentários:

Luísa A. disse...

Adoro flores, Jj. Para mim, nem precisam de nomes. ;-)

sonia a. mascaro disse...

Lindíssimas!
Desconheço o nome da maioria das flores...

m. disse...

Família das Solanáceas (a mesma da batateira e do tomateiro, por exº), género 'Datura' (o mesmo da flor com que a heroína da ópera Lakme, de Deslibes, se suicidou ao beber do cálice).

As plantas do género Datura (cálices de Vénus, trombeta-de-anjo, "erva do Diabo", etc.) são tóxicas e/ou venenosas e muito usadas por essa propriedade...

Apesar de a imagem não fornecer a envergadura da planta julgo tratar-se da espécie 'Datura arborea' sendo que a 'Datura alba', de corola simples ou dupla, branca e de grandes dimensões, é muito frequente entre nós (na Beira Baixa aparecem muito as daturas coloridas de flor pequena).

jj.amarante disse...

m. muito obrigado pela informação. Estes nomes de plantas esquecem aos não botânicos com facilidade. Constatei que aqui http://imagenscomtexto.blogspot.com/2009/01/nomes-de-plantas.html que já tinha mostrado uma datura arborea neste blogue, num post que agora descobri ao procurar imagens no Google com este nome. O problema da escala das fotos é muito real, estas flores eram pequenas, digamos que menos do que 10 cm de comprimento.