2010-02-13

Portugal visto por El Corte Inglés

Há uns tempos, quando cheguei ao aeroporto de Lisboa, passei por este anúncio do El Corte Inglés que me chamou a atenção.

Depois de alguma manipulação da foto, acabei por obter a imagem que apresento em baixo, que me parece belíssima e onde uma pessoa “sente” que foram captados elementos muito típicos de Portugal.

Tenho um certo receio em me alongar muito neste texto, dizem que uma imagem vale mil palavras, mas ainda me surpreendo com o reconhecimento dos padrões arquitectónicos portugueses em terras distantes.

A esquadria colorida das janelas sobre uma parede branca é um desses padrões característicos, assim como os azulejos antigos sublinhando as janelas, neste caso amarelos e azuis, a combinação que nos é cara do “ouro sobre azul”.



Acho muito bem sucedida a ideia de transformar um elemento arquitectónico comum, o azulejo azul e branco, em dois tecidos, um como um vestido de cerimónia de longa cauda e outro esvoaçando ao vento tão constante na nossa costa, outro elemento característico de Portugal. A mulher também me parece portuguesa, no penteado e na posição corporal mas aí sinto-me em terreno mais delicado, na volta é uma estrangeira fotografada num fundo preto e colocada posteriormente na imagem.

Suspeito que a transformação do azulejo em tecido resulte de uma operação de “morphing” , de qualquer forma bem executada, incluindo sombras sobre a parede quer do vestido quer do tecido esvoaçante.

Acho que a imagem consegue um ambiente onírico, característico da publicidade de grande qualidade.

Como a foto foi tirada com o meu telemóvel e a sua qualidade deixava bastante a desejar, enviei um e-mail para o El Corte Inglés que simpaticamente disponibilizou outras versões, com muito melhor definição, desta mesma imagem, que passo a mostrar num detalhe:



Ou aqui numa das suas versões completas:


6 comentários:

JPB disse...

A foto é realmente belíssima e extremamente portuguesa.

Unknown disse...

Boa tarde.
Meu nome é Roberta, sou publicitária e professora na área da Comunicação. No momento estou realizando um mestrado na área, e meu objeto de estudos será a campanha publicitária do Corte Ingles. Estive morando em Barcelona por 3 meses e lá realizaram uma campanha com uma linguagem muito próxima, no caso o slogan era "Bienvenido donde la moda es arte", e trabalharam os principais artistas espanhóis em suas peças, como construções de Gaudí, ou uma tela de Velasques, que ficaram incríveis também.
Você disse que entrou em contato com eles e gentilmente te enviaram a peça. Estou em contato com a imprensa de Barcelona e no meu caso não estão me respondendo. Você teria ainda o contato? Creio que não estou enviando para o departamento correto.

Grata

Roberta

jj.amarante disse...

Roberta, as imagens sobre Portugal estão neste post. Quanto às imagens de Espanha não tive grande sucesso quanto à obtenção dos originais do El Corte Inglés mas quando passei por Madrid fotografei a versão "moderna" das meninas do Velasquez que coloquei agora num dos meus álbuns do Picasa aqui: http://picasaweb.google.com/lh/photo/7S9m2BDvuQmvlmqAUoMy1g?feat=directlink

azulejosdeportugal disse...

Exmo Senhor

Esta imagem è belissima e eu ando atraz para a colocar no meu site
www.azulejosdeportugal.com.

Gostaria se me podesse infomar de como poderei contactar o El Corte Ingles e pedir-lhes autorizacao para poder utilizar essa imagem

Sei, que ja os contactou e por isso lhe peco o favor se me pode dar esse contacto, para tambem eu poder ter autorizacao para as utilizar-

Ja agora convido-o para visitar o meu site de venda de azulejos de portugal online

O meu muito obrigado
Francisco Machado

jj.amarante disse...

Francisco Machado, poderá tentar estes e-mails:(susana.santos@elcorteingles.pt) e
(susana.fernandes@elcorteingles.pt)

que estão referidos na net aqui (http://www.casadaimprensa.pt/wp-content/uploads/2010/06/Comunicado-de-Imprensa.pdf), tendo portanto um carácter público.

Unknown disse...

Todos fascinados como que fazem os espanhois...Eu nao compro no" el corte ingles"
Valorizem os criadores portugueses e nao aqueles que nos queremos tomar através do poder económico.