2010-02-14

Portugal visto por El Corte Inglés – 2

Na sequência do post anterior mostro agora uma outra imagem, que me foi também enviada pelo El Corte Inglés, mas que ainda não tive a oportunidade de ver noutro suporte.



A imagem é muito apelativa mas com alguns problemas de detalhe.

Na versão completa que me foi enviada o “tecido de azulejo” prolonga-se para baixo formando uma espécie de cauda. No entanto, a mulher fica ali a vogar no ar, de uma forma algo artificial. Ao fazer o enquadramento do detalhe mostrado na imagem acima, optei por a cortar de forma tangente aos pés do modelo, que assim se “apoia” no limite inferior da imagem. Parece-me que além do “morphing” do azulejo sobre a pele do modelo, as zonas brancas do azulejo foram especificadas como transparentes, deixando entrever a pele do modelo. Mas num certo sentido o modelo parece sair da parede de azulejo, o que me deixa um certo desconforto.

O estilo surrealista parece-me particularmente delicado: por um lado aprecio muitas obras surrealistas pela forma como nos fazem ver coisas e relações que doutra forma nos passariam despercebidas mas, por outro lado, aparecem algumas de mau gosto. Não é o caso desta, que acaba por ser uma imagem globalmente muito bela, mas que desaponta um pouco na integração do belíssimo modelo no resto da composição.

Sem comentários: