2010-01-13

Vassouras

Há outras formas mais standard de atingir o Nirvana, o estado de ausência de desejo que o Buda desejou. Muitas dessas formas envolvem meditação, sendo os templos sítios à partida apropriados para essa actividade. Como por exemplo este, no centro da cidade de Xian, com vários pátios interiores muito bem arranjados e impecavelmente limpos.





Para essa limpeza parecia concorrer esta vassoura, com detalhes pouco usuais no ocidente, mas com um cabo de bom comprimento.

Por contraste e porque, como se diz no Janelas, "a divagar se vai ao longe", lembrei-me das vassouras indianas, de cabo muito curto como se vê na figura ao lado, obrigando quem as usa a uma posição muito incómoda além de facilitar a inalação da poeira que está a ser deslocada, aumentando a probabilidade de infecções nas vias respiratórias.

A imagem foi obtida de um snapshot de um filme da entrada da igreja na velha Goa onde está o túmulo de S.Francisco Xavier. Na altura (Nov/1990) interroguei-me porque seria que não usavam vassouras com cabo, que me pareciam muito melhores.

Procurando agora no Google com as palavras Indian broom fui dar a este artigo da Time, de Agosto de 1960, em que referem que o Nehru também se referiu ao assunto mas aparentemente sem grande sucesso pois, passados 30 anos ainda se viam estas vassouras na Índia. Mesmo agora, julgo que esta tradição continua.

Muitas vezes os problemas estão na cabeça das pessoas e reproduzem-se através da tradição.

3 comentários:

jose reyes disse...

Lembro-me de ver a minha avó fabricar e utilizar estas vassouras para varrer a eira. Pegava num punhado de ramos de gieta, atava-o numa das extremidades com mais uns dois ou três ramos e estava a vassoura feita. Quando terminava de varrer usava os restos da vassoura no lume da lareira.
Parece-me que isto responde à sua interrogação: não se põem cabos nestas vassouras porque não existe a intenção de dar-lhe um uso continuado.

jose reyes disse...

Errata ao comentário anterior: onde se lê "gieta" deverá ler-se "giesta".

jj.amarante disse...

jose reyes, essa sua explicação é interessante, tratava-se duma vassoura descartável e fonte de energia renovável. Mas estas aqui são fabricadas: http://www.mexicowoods.com/archive1/page10/files/9a5b297d2c4db13e56d9cdb6c1facecc-587.html