2009-09-19

Sueste


O Algarve divide-se em duas zonas, o Barlavento (de onde sopra o vento) e o Sotavento, para onde sopra o vento. Dado que o Barlavento se situa no Oeste algarvio isto quer dizer que o vento vem normalmente do quadrante Oeste, para ser mais exacto a direcção dominante na maior parte da costa Sul é o Sudoeste.

Este vento do Sudoeste costuma aparecer pelas onze horas da manhã e vai aumentando de intensidade até ao fim da tarde, levantando areia nas praias não abrigadas, trazendo noites frescas e arrefecendo a água do mar. Como é o vento mais frequente o seu nome não costuma ser invocado, as pessoas limitam-se a dizer que hoje está muito vento, não se pode estar na praia

Mas de vez em quando aparece o Sueste que costuma ser mais forte de manhã amainando ao longo do dia e trazendo a água quente que dá boa fama ao Algarve e por vezes algumas ondinhas. As noites de Sueste costumam não ter brisa, sendo muito agradáveis no Barlavento e talvez um pouco quentes demais no Sotavento. O ambiente muda tanto que as pessoas costumam ou costumavam dizer "está Sueste". Não me lembro de em Lisboa existirem expressões referindo a direcção do vento.

Na imagem ao lado mostro um pedaço de pano negro que içam no mastro da Fortaleza de Stª Catarina, na Praia da Rocha, para sinalizar aos navegantes que está Sueste, com alguma intensidade. Gosto deste sinal que perdura, neste tempo de rádios transistorizados, telemóveis e internet. É bom ver ainda algumas sinalizações reais, no meio de tanta virtualidade e alguma estabilidade, no meio de tanta mudança.


P.S. na costa oeste do Algarve e na costa sul até às proximidades de Lagos a direcção predominante é a Nortada, comum a toda a costa ocidental.

Sem comentários: