2009-09-15

Nostalgia da Ria do Arade

Depois da imagem do último post antes de férias, que mostrava a margem de Ferragudo da Ria do Arade vista da Praia da Rocha, em Setembro de 1974, lembrei-me de voltar a fotografar o mesmo motivo neste Verão de 2009, indo repescar mais dois slides antigos, outro do Verão de 74 e outro do Verão de 75.

As imagens antigas resultaram da digitalização de slides tirados com uma Olympus OM-1 com uma objectiva de 50mm. Na Olympus digital com que tirei agora as fotos não sei exactamente qual a distância focal quando estou a tirar a foto mas vi depois nas "propriedades" dos f icheiros que foram 9, 10 e 11 mmm , o que corresponde a 43, 48 e 53 mm (para os rolos de 24 x 36mm) para as 3 fotos que tirei neste Verão.

Tentei usar o mesmo enquadramento das imagens antigas, fazendo uns cortes posteriores, dado que as relações altura/largura das máquinas são diferentes.

Já não sei se as cores dos slides são irreais, parecem-me muito melhores do que as que vi neste Verão, mas talvez os dias de 2009 não estivessem com a luz ideal.

Acho que a construção da marina de Portimão prejudicou as vistas que existiam anteriormente, embora não seja um fenómeno comparável ao caos urbanístico da Praia da Rocha. Por outro lado é impossível possibilitar o gozo de férias a mais gente sem construir algumas casas adicionais. Duvido contudo que fossem precisas tantas.

Ferragudo, no concelho de Lagoa, tem tido um desenvolvimento com um ritmo razoável, julgo que por mérito da câmara. Em Armação de Pêra, outra catástrofe urbanística do Algarve, os prédios feios, altos e desordenados começam exactamente a seguir à placa marcando o fim da jurisdição da câmara de Lagoa e o início da de Silves.





Para terminar deixo uma imagem grande actual do enquadramento do último post.

3 comentários:

Helena Araújo disse...

Olá!
Já estava a sentir a falta deste blogue. As férias foram boas?

Posso fazer uma pergunta técnica?
Como é que faz para aumentar o tamanho das fotografias no post?

JPB disse...

Eu também gostava de saber se existe outra forma para além da que eu acabei por uusar: manipular o htlm da foto.

jj.amarante disse...

Mouro da Linha: eu antes de começar o blogue comecei por fazer uns álbuns no Picasa e é por isso que quando se faz clic na maioria das imagens deste blogue aparece um elemento de um álbum do Picasa em vez de uma imagem simples. Para colocar a imagem no blogue uso a string "embed image" disponível no Picasa no "Link to this photo", podendo escolher vários tamanhos para o thumbnail até 800px de largura. Mas tenho que fazer o "paste do link" no html, o que é equivalente a ter que editar o html. Tudo isto para responder: não conheço outra forma que não seja manipular o html.