2009-09-17

Mary Travers

Faleceu Mary Travers, a voz feminina do trio Peter Paul and Mary, de leucemia, tinha 72 anos.



No programa de rádio "Em Òrbita", diziam que havia sempre lugar para eles e passavam muitas vezes esta música, "Because All Men Are Brothers"(The Whole Wide World Around), que constatei agora ter sido composta por J.S.Bach:



Deixo ainda um link para o "Kisses Sweeter than Wine", interpretado em conjunto com Andy Williams.

1 comentário:

Helena disse...

Uma homenagem comovedora.
Que bem escolhido esse "don't know when I'll be back (...) I hate to go"
- e como me lembrou outros tempos, quando, nos acampamentos com amigos, cantávamos isso à volta da fogueira.

O compositor da peça no segundo vídeo não foi Bach (a gente nunca deve acreditar inteiramente no que dizem os americanos...). Trata-se de um cântico litúrgico tornado famoso por Bach devido à inclusão na sua Paixão segundo São Mateus. O que é de Bach é a composição polifónica.
O texto ("Oh Haupt voll Blut und Wunden" = "oh, cabeça coberta de sangue e feridas") foi escrito por Paul Gerhardt em 1656, segundo o "Salve caput cruentatum" de Arnulf von Löwen, 1250. Já agora, conto o resto: foi na parte central do altar da igreja de St.Moritz que Paul Gerhardt se inspirou para escrever esse texto.

A música é de Hans Leo Haßler, 1601.

Este cântico litúrgico faz parte dos livros de cânticos ainda hoje usados nas igrejas protestantes e católicas. É um dos "must" nas celebrações pascais.
Aliás, esses livros incluem imensos cânticos compostos na época da Reforma - texto e música são ainda hoje actuais e belíssimos.