2009-07-16

Bodisattva Avalokitesvara Sahasrabhuja Sahasnetra (Guan Yin)

Numa visita ao museu Guimet, sobre arte do Extremo Oriente, em Paris, encontrei esta estátua de muitos braços



Desde que tenho uma máquina fotográfica digital que adquiri o hábito de fotografar as etiquetas das peças dos museus que achei mais interessantes.

Desta vez fiquei com a informação na imagem à direita, com muitas pistas para o Google e a Wikipédia.

Começando por Bodhisattva, ficamos a saber aqui que em sânscrito quer dizer "ser (sattva) de sabedoria (bodhi)". No Budismo os sábios dedicam-se a salvar as outras pessoas da Samsara, o ciclo permanente de morte e renascimento (curioso como deram este nome de Samsara a um perfume...).


Passamos depois a Avalokitesvara que pode ser decomposto em Ava (baixo)+lokita (que olha, que observa) + esvara (senhor), querendo dizer “senhor que observa o que está em baixo (o mundo)”. Guanyin ou Guan Yin é o nome ou qualificador que se usa (em chinês) quando o dito senhor assume uma forma feminina, tratando-se afinal de uma senhora.

A Bodhisattva Avalokitesvara (Guanyin) precisava daqueles braços todos para salvar muita gente do Samsara e/ou dos infernos. Resta “Sahasrabhuja sahasranetra” que o final deste artigo diz que significa mil (sahasra) braços (bhuja), mil(sahasra) olhos (netra). Nesta figura não vejo os mil olhos e parece-me que os muitos braços da estátua não chegam a mil.

Descobrimos assim com alguma facilidade o significado do título deste post. Já mais difícil é entender a diferença nos comprimentos destes nomes em sânscrito e em chinês.

Na imagem seguinte mostro a mesma estátua mas vista de costas.



Ao ver tantos braços pensei inicialmente em intitular este post “A tendência para o exagero”, quando vemos que uma coisa é boa, neste caso os braços, temos alguma tendência para pensar que quanto mais melhor.

Entretanto, por uma coincidência curiosa recebi, de um amigo que me costuma mandar muitos filmes e power-points, uma ligação para este filme em que um corpo de bailado materializa uma Guan Yin. Recomendo vivamente:


2 comentários:

D. Ester disse...

lindíssimo. de facto tem qualquer coisa de esther williams, mas aqui peixe fora de água é coisa que resulta.

abrunho disse...

wow. a danca é wow.