2009-06-08

Renda de Mármore



Muitas janelas indianas estão protegidas por placas de mármore em que foi removido uma parte muito substancial da pedra, formando rendilhados de geometria muito elaborada.

O objectivo será evitar a entrada excessiva do sol, tornando a casa mais fresca, sem impedir a circulação do ar. Por outro lado resguarda o interior de olhares indiscretos.

Tirei esta foto a uma dessas rendas de mármore, no interior do túmulo do sufi Salim Chisti, em Fatehpur Sikri, uma Brasília construída pelo Grão Mogol Akbar, entre Agra e Jaipur.

No exterior tirei ainda fotos a esta mesma estrutura, de que deixo aqui dois detalhes, um bocado desfocados porque deformei muito a imagem da foto para ela ficar rectangular em vez de trapezoidal:





Quando vejo estas estruturas penso sempre primeiro que seria muito agradável ter uma delas na minha casa, mas a seguir acho sempre que manter isto limpo de pó deveria dar uma enorme trabalheira. O mesmo me ocorreu quando vi aquelas paredes lindas com padrões geométricos em relevo no Alhambra.

Mais uma vez me aconteceu que ao escrever um post me documentei sobre um pormenor duma viagem, neste caso do que são os sufis, recorrendo à sempre útil Wikipédia.

Para quem tiver pouco tempo, resumo aqui que é um movimento místico dentro do Islão, de ascetas que tentam uma comunicação directa com a divindade, retirando-se um pouco do mundo. Mas nem sempre tanto como isso, como se constata na biografia do sufi Abd al-Qadir, uma pessoa generosa que lutou contra os franceses na Argélia.

Sem comentários: