2009-05-20

Um bocadinho do Taj Mahal

Do prato de artesanato turco de cerâmica esmaltada do post anterior é fácil passar a este prato feito na Índia, em mármore com pedras semi-preciosas embutidas, fazendo lembrar os embutidos sobre mármore branco do Taj Mahal.



O prato tem 30cm de diâmetro e está colocado sobre a sua caixa forrada de veludo azul escuro. Com a minha paixão pelos nomes não resisto a indicar os nomes das pedras semi-preciosas nele embutidas:



- Malaquite, de cor verde
- Lápis-lazuli, azul escuro
- Turquesa, de cor azul-turquesa
- Cornalina, de cor laranja mais ou menos avermelhada
- Madrepérola

Não deixo de me surpreender com todos aqueles pequenos buraquinhos no mármore, formando uma espécie de renda e pondo em risco todo o trabalho anterior caso um gesto mais brusco parta o mármore que envolve os buracos.

A imagem aqui ao lado foi tirada pendurando o prato em frente duma janela, para dar a ideia da transparência do mármore, mas acho que o efeito se perdeu devido ao uso do flash. Editei a foto (na parte de baixo tirei umas casas e umas árvores e em cima tirei o fio de suspensão) para o prato ficar sózinho na imagem.



Tirei então outra foto com o prato contra a janela mas desta vez sem flash, claro que é mais realista mas aqui não se vêem as cores das pedrinhas. Embora estas pedras sejam semi-preciosas, dado o seu tamanho muito pequeno deverão ter pouco valor, devem ser lascas de objectos mais importantes, o que deve ter aqui mais valor é o trabalho minucioso do artesão e possivelmente o mármore de grande qualidade.

Na Índia não encontrei o que acho ser a loja ideal: uma loja em que não se tem que regatear o preço, em que os empregados não nos assediam mas que nos atendem quando para tal solicitados. Em todos os sítios onde fui os vendedores não deixavam de nos assediar à excepção da loja onde comprei este prato, a Central Cottage Industries Emporium, em Delhi, em que eram mais do tipo do antigo Grandella: nunca nos ligavam nenhuma, quer na fase da escolha, quer quando queríamos pagar e irmos embora. Não era a loja ideal mas parecia um paraíso de sossego em relação a todas as outras de assédio permanente.

Estes produtos estão na secção CRAFTS-> Pottery and Marble Crafts e se calhar até podem ser comprados pela internet, embora deva haver questões alfandegárias a ultrapassar.

3 comentários:

Helena Araújo disse...

Que belo prato!
Quanto ao flash e não flash, ocorreu-me uma solução de desenrasque: que tal fotografar ao ar livre? Assim tem luz natural pela frente e o céu azul por trás.

jj.amarante disse...

Helena, obrigado pela sugestão. Se tivesse um quintal era mais fácil, mas talvez o faça numa próxima oportunidade.

sonia a. mascaro disse...

Uma beleza de prato!
Eu acho difícil fotografar louças, por causa do reflexo. Mas a foto ficou ótima!

Obrigada pelo elogio às fotos. Essa foto foi tirada aqui perto da minha casa. Moro às margens da Represa Jurumirim, Estado de São Paulo, Brasil.

As fotos são grandes assim porque eu mudo o código da foto no HTML. O Blogger agora padronizou o tamanho das fotos, e se a gente muda o código ela fica do tamanho que você quiser. Mas como pude observar, você também escolheu o tamanho da foto s/800 como eu.
Um abraço.