2009-05-28

Taj Mahal

Depois da alusão no post anterior é quase uma obrigação mostrar o Taj Mahal por inteiro. Tentarei ser breve pois abundam descrições deste edifício maravilhoso.

Começo com a perspectiva clássica do Taj Mahal, de que tirei um slide em 1993, que posteriormente digitalizei.



Devido ao horário da viagem cheguei já o sol ia alto, talvez por volta das 11, dizem que as horas ideais são ao amanhecer e ao pôr-do-sol, como aliás para a maioria das situações.

Nesta segunda imagem vêem-se melhor os embutidos de pedras coloridas no mármore branco:



e para terminar uma imagem tirada no interior do mausoléu ao rendilhado de pedra que envolve os cenotáfios de Mumtaz Mahal e de Shah Jahan, ao nível da plataforma exterior que rodeia o mausoléu, dado que os verdadeiros túmulos estão num nível inferior. A imagem original foi tirada com pouca luz pelo que precisou de uns ligeiros retoques.



O mármore branco, os embutidos com motivos florais de pedras semipreciosas e o rendilhado de mármore é o que me leva a dizer que o meu prato é um bocadinho do Taj Mahal.

O edifício foi mandado construir pelo imperador Shah Jahan, como mausoléu para a sua esposa Mumtaz Mahal, entre 1630 e 1652, quando a península ibérica se voltava a separar em dois reinos distintos.

Nos séculos 16 e 17 o sub-continente indiano esteve quase totalmente unificado pelos Grão-Mogóis, imperadores de fé muçulmana oriundos do Afganistão. O último grande Grão-mogol foi Aurangzeb, depois dele iniciou-se um rápido declínio que terminou em 1857 com a prisão e envio para o exílio do último Grão-mogol (cujos domínios se restringiam a Delhi) pela administração inglesa. Resumi na tabela a seguir as datas de nascimento e morte, bem como os anos em que reinaram, dos seis grandes Grão-Mogóis:


Após Aurangzeb os grão-mogóis adquiriram o hábito de se matarem uns aos outros, passando os reinados a ter durações muito inferiores. Defenderem-se dos pretendentes ao trono deve ter passado a primeira prioridade e a governação do império entrou em declínio acelerado. Por curiosidade fui ver quantos reis tivemos em Portugal entre 1526 e 1707 e constatei que reinaram no total 8 reis, a saber: João III (1521-57), Sebastião (1557-78), Filipe I (1580-98), Filipe II (1598-1621), Filipe III(1621-40), João IV(1640-56), Afonso VI(1656-83) e Pedro II(1683-1706).

Sem comentários: