2009-03-13

Audiências deste Blogue

Nota: não consegui ainda evitar este espaço negro entre o título do post e a primeira imagem mas talvez venha a conseguir.




































Foi há quase um ano que iniciei esta actividade de blogger e achei apropriado fazer uma avaliação sobre como correu este primeiro ano.

Em primeiro lugar, acho que o formato do blogue, imagens acompanhadas por textos, mostrou a sua viabilidade pois, após um ano, não só ainda consigo fazer posts seguindo a filosofia inicial, como o número de visitantes não se reduziu a zero.

Vezes sem conta se disse que quem comunica não deve ser obcecado pelas audiências mas é claro que estas não podem ser completamente ignoradas. Um blogue é uma actividade em que se publica informação e se o seu autor não pretende ser lido, bastando-lhe a alegria de construir um ficheiro html, escusa de se dar ao trabalho de o colocar na internet, podendo guardá-lo apenas no seu computador.

O gráfico à direita mostra a estatística dos últimos (e primeiros...) 12 meses, mostrando um crescimento rápido nos primeiros meses, à medida que aumentava o numero de posts e de temas que podiam ser referenciados pelo Google.

No terceiro trimestre de 2008 o número de visitantes estacionou, havendo uma quebra importante em Dez/2008, que atribuí ao período natalício, pois em Jan e Fev/2009 o número de visitantes recuperou e ultrapassou o nível de Nov/2008.



Neste segundo gráfico do Sitemeter sobre o meu blogue "Imagens com Texto" mostro o número de visitas e de vistas de páginas nos últimos 30 dias. Escolhi um limite de 25 posts para serem mostrados na página inicial do blogue, que será maior do que a média, tendo como consequência que o número de páginas vistas é pouco maior do que o número de visitas.

Existe um detalhe curioso no ciclo semanal que se observa nesta estatística, há uma queda apreciável no número de visitantes durante os fins-de semana. Como durante os dias úteis existem bastantes visitas em horas que coincidem com horários de escritórios, pode-se recear que este blogue esteja a distrair alguns trabalhadores, mas a duração das visitas é tipicamente muito breve, o que pode também indiciar que muitos dos visitantes vêm enganados, não contendo o blogue a informação que eles procuravam.

Nota-se alguma correlação entre a publicação de novos posts e o aumento do número de visitantes, indicando que existem clientes habituais que recebem notificações de novos posts deste blogue. No entanto esta correlação não é simples, pois ocorrem períodos com aumento de visitas, a que não corresponde nenhuma publicação nova. Julgo que para esclarecer estas variações de actividade teria que estudar melhor as buscas dos visitantes mas tem-me faltado o tempo para isso.



Continuando a caracterização do blogue, constato há bastante tempo que os internautas brasileiros constituem uma maioria clara das visitas. A melhor explicação que me ocorre é que a maioria das visitas a este blogue aparece na sequência de uma consulta quer ao Google quer ao Google Images, embora ocasionalmente apareçam visitas de blogues que têm links (permanentes ou ocasionais) para aqui. Como o número de internautas brasileiros será maior do que o de portugueses, o número de buscas feitas em português é maior no Brasil.

À semelhança dos gráficos anteriores, também este é muito dinâmico, sendo curioso observar o diferimento no tempo das visitas brasileiras, dada a diferença de horas solares entre os dois países. Os visitantes habituais de Portugal que aparecem quando publico um novo post fazem subir primeiro a percentagem de Portugal, aparecendo o Brasil em força apenas na parte da tarde.

Existe ainda um conjunto importante mas bastante volátil de visitantes de outros países, que neste momento se encontrava reduzido a apenas mais 4 países.




A imagem ao lado, com os visitantes apresentados com as ligações que os enviaram para aqui, ilustra o que referi na imagem anterior, sobre a predominância das referências do Google e do Google images.


O leitor mais atento terá reparado que estas imagens do Sitemeter têm os seus componentes colocados em sítios um pouco diferentes, do que quando se vai directamente ao Sitemeter. Em todas elas usei o CTRL+Alt+Print para obter um "snapshot" do écran, editando depois ligeiramente a imagem para suprimir informação desnecessária.



Quase no fim desta sequência de estatísticas, que corre o risco de se tornar chata, escolhi uma situação do sitemeter de 2009-01-07 em que parecia ter penetrado no cobiçado mercado americano. Por qualquer motivo que não consegui descobrir este blogue foi visitado por americanos que aqui constituíam 11% da audiência. Deve ter sido por esta altura que ocorreu a maior diversificação geográfica dos visitantes.


Como seria de esperar, bastantes visitantes de outros países têm o Português como língua instalada no seu PC, revelando que serão provavelmente emigrantes ou "expatriados". Um emigrante de um país rico que vai ficar bem instalado e remunerado no país destino será um "expatriate" enquanto um emigrante mais modesto será um "migrant"?



Para finalizar ainda seleccionei esta imagem, onde se mostra alguns dos locais de onde visitaram este blogue, no mesmo dia 2009-01-07.

Os nomes das localidades dão um tom diferente e muito sugestivo da grande globalização em que vivemos.

É interessante ter um visitante de Meca, logo seguido por dois dos Estados Unidos e outro da Venezuela!


6 comentários:

Nuno Fonseca disse...

Julgo que muitas das visitas são feitas automaticamente por motores de busca sem terem necessariamente alguém por detrás delas...

jj.amarante disse...

Há certamente uma parte das visitas devida aos motores de busca, uma vez vi um localizado em Mountain View, California que era um Google bot, e que fez várias visitas no mesmo dia. O facto de ter poucas visitas dos USA leva-me a duvidar que as visitas dos motores de busca sejam "muitas" embora esta palavra "muitas" não esteja bem definida.

abrunho disse...

A resposta para o porquê de escrever um blogue deve ser variada. Eu nao quero saber da audiencia do meu blogue. Dá-me a curiosidade de vez em quando, mas a maior parte das vezes é como atirar uma garrafa ao mar. Tu dizes que para isso nao é preciso publicar. O ser-humano nao é sempre pragmático e é muitas vezes sonhador. Podemos virar o argumento ao contrário: o que se chama a uma pessoa que precisa de ser vista para achar que vale a pena caminhar a rua?

No início tinha esses informadores automáticos. Contudo, eu desliguei-me quando senti que estava a poder tirar demasiadas conclusoes sobre os meus leitores fieis.

jj.amarante disse...

Acho a analogia da publicação num blogue com o caminhar na rua imperfeita, é o problema das analogias que, mesmo assim, tão úteis são. No caso do "caminhar na rua", não excluindo como finalidade principal do caminhante a pura exibição, podem existir claramente outras finalidades para se caminhar na rua: quando se pretende ir a vários sítios, ver as montras e/ou as pessoas, fazer um pouco de exercício. Nestas finalidades, o acto de ser visto é um efeito colateral, mais ou menos desejável, mas que pode perfeitamente ser acidental.

No caso da publicação de um blogue, tratando-se de informação, não consigo imaginar nenhum motivo para a publicar, isto é, tornar acessível ao público, que não envolva uma espectativa de audiência, mesmo que ela não seja medida com tantas estatísticas.

abrunho disse...

:)

Eu nao pretendo ter uma discussao sobre este assunto. Eu só queria mostrar que há outros olhares sobre a atividade de escrever um pedaço de algo e enviá-lo. Eu mando outra analogia: mandar uma garrafa com um bilhetinho ao mar.

Foste tao peremptório na afirmaçao de porque é que se bloga, que me senti na obrigaçao de afirmar que há outras motivaçoes, algumas tao acéfalas de diletantes que é como ter cabeça para manter o cabelo. :)

Anónimo disse...

Precisely in the purpose :)