2009-02-19

Luz de eclipse através de persianas sobre parede e cama



Os títulos das fotos do post anterior fizeram-me lembrar o título que dei a uma foto que tirei durante o eclipse parcial do sol que ocorreu em Lisboa em 3 de Outubro de 2005.

O Nuno Crato tinha alertado no Expresso para as sombras especiais que se poderiam observar

Tirei então várias fotos que organizei posteriormente numa apresentação Power-point.
Agora, limitei-me a transformar cada slide numa imagem e a apresentá-las sequencialmente a seguir a este texto inicial do post.

O meu primeiro slide dá uma ideia do que se passa. Os raios de luz de uma fonte luminosa, ao passarem por um pequeno orifício, podem depois ser reflectidos por uma superfície plana como uma parede ou um écran. Nesse plano uma pessoa vê a imagem invertida da fonte luminosa. Se se fôr aumentando o tamanho do orifício a imagem deverá tornar-se cada vez mais difusa, até que se passa a ter não uma imagem da fonte luminosa mas uma área simplesmente iluminada. É um bocado por isto que a profundidade de campo das fotografias vai diminuindo à medida que se usam aberturas maiores.

No caso dos orifícios das persianas estamos num caso em que o orifício é suficientemente pequeno para que se crie uma imagem projectada do sol cuja forma se altera em situação de eclipse. No caso das sombras das árvores, suponho que em situação normal surjam pequenos círculos de luz na sombra da árvore mas a sua combinação com outros círculos próximos deve dar um efeito de penumbra, não sendo evidente a presença de projecções de imagens do Sol.

Em situações de eclipse, como não existe uma sobreposição tão grande das imagens projectadas do Sol o efeito dos crescentes é mais notório. Não sei se havia mais neblina no dia normal em que fotografei a sombra da árvore mas a sombra no dia do eclipse parece-me mais nítida, o que atribuo a uma zona mais reduzida de penumbra.

Quem estiver interessado na apresentação power-point donde tirei estas imagems pode ir buscá-la a este site.





















Luz de eclipse através de persianas sobre parede e cama

2 comentários:

Anónimo disse...

very good, j.j.

JMiguel disse...

Fabuloso! Uma excelente surpresa estas incursões.