2008-12-31

Palavras ao vento

Aproveito este fim de ano para agradecer as referências que outras pessoas fizeram a este blogue. Ao João Pinto e Castro, ao Lutz e à Shyznogud por me terem desafiado a começar e apoiado no arranque, à Helena por tanto encorajamento, ao Luís M.Jorge pelo apoio, à Io pelas músicas que tem sugerido, ao Miguel Silva pelo “Nobel” e aos outros blogues da minha pequena lista, pelas ideias que me deram de como se podia fazer um blogue.

No ambiente de grande pessimismo que se apossou dos Portugueses, mesmo antes de sermos invadidos pela actual crise económica, há uma parte da blogosfera que, sem perder a observação crítica do que nos rodeia, nos mostra ser possível manifestar opiniões não depressivas sobre a vida que continua.

Para finalizar copio um “exercício dos músculos do optimismo para arejar as assombrações”, publicado na lida insana em 31.12.2006:

Olho em frente por amanhã, deixando para trás, para sempre, todas as penúrias. Amanhã tudo o que existe de bom continuará a existir e tudo o que não presta terá mirrado naturalmente até desaparecer sem resíduos. O ar será confortável na cara e no peito, os olhos estarão brilhantes sempre. Os que nos amam amar-nos-ão ainda mais e nós a eles, ondas amáveis e largas acudirão a banhar-nos, até ao ponto exacto em que desejemos trocar de bonança, sem nunca desafinar a harmonia. A desarrumação terá um ângulo novo, desvendando o gáudio afinal inocente e imaculado de inteligências fecundas. É escusado lembrar que os conceitos de arestas cortantes ou exalando enxofres, sangue e urina, sejam eles de chagas a devastação polar, passarão a rolar polidos com um chilreio de espanta-diabos a uma distância lúdica (e já não de segurança). Os portugueses com mais de vinte e cinco anos terão em média menos seis quilos de espessura e franzirão o sobrolho apenas na utilização do fio dental propriamente dito, ou não, sendo esse sério caso. As mentes luminosas e reconfortantes que eu visito na blogosfera continuarão a permitir que eu me alimente nos seus espíritos. Algumas pessoas que vêm aqui de vez em quando deixarão ainda atrás dos seus clics esta grata dúvida de que, se calhar, existimos de verdade e, afinal, andamos todos por aí, não é que andamos mesmo?!

que deixo aqui para que seja disseminado e não perdido pelo vento, como os textos desta imagem do Hokusai:

2 comentários:

Shyznogud disse...

Um 2009 cheio de tudo o que quiser e que este imagens se mantenha assim, uma delícia para quem o lê.

io disse...

Mas que bonito post, jj amarante e que bela repescagem das palavras da desaparecida Susana! Um excelente 2009 para si e para este sempre delicioso - subscrevendo a Shyz - imagens com textos.