2008-11-10

A existência como qualidade


Estive uns dias em Hamburgo na semana passada, o tempo estava nublado como julgo ser habitual, mas mesmo assim impressionou-me a pouca luz que havia durante o dia.

Há muito tempo que me interrogo sobre o que quererão dizer quando falam da luz extraordinária que existe na cidade de Lisboa. Estou cada vez mais convencido que, à parte os tons pastel de muitos edifícios, o céu muitas vezes azul, com as sombras nítidas, e os passeios brancos que amplificam a luz natural, a luz de Lisboa é boa simplesmente porque existe em grande quantidade.

Aqui ao lado tem uma foto do passeio ao pé do lago Alster, em tons outonais, e a seguir tenho o negativo estritamente a preto e branco (sem tons cinzentos) de uma árvore de Hamburgo, já sem nenhuma folha.



Prever o futuro com tanta ramificação possível é muito difícil. Este blogue ajuda a compreender melhor as sondagens sobre a opinião pública.

4 comentários:

io disse...

Belíssima foto, ou melhor, extraordinário negativo.

Por acaso, até ir a Istambul e achar que tinha a mesma luz que Lisboa, sempre desconfiei dos meus olhos.

abrunho disse...

Nao me parece que a luz de Lisboa tenha fama porque ha' muita. Estive em sitios com muita luz, sem qualquer semelhanca 'a luz de Lisboa. Eu diria que tem a ver com as superficies onde se reflete: o rio e o casario. Quando vou a Lisboa fico sempre muda com essa danca de luz. Nunca me passou pela ideia que passasse despercebido a alguem. Mas e' assim. Acabei de vir da India onde quando eu falava do barulho, as pessoas olhavam para mim "barulho, que barulho?" e eu metia os tampoes para os ouvidos para me proteger da surdez.

jj.amarante disse...

Abrunho, ainda hei de voltar ao tema. O rio terá influência na beira-rio mas não vejo como poderá influenciar a luz, por exemplo, das Avenidas Novas ou de Alvalade. O que existe em toda a cidade de Lisboa são os passeios brancos, que reflectem intensamente a luz, bem como prédios em tons pastel (que também refiro no post) em vez de serem cinzentos, de pedra, ou côr-de-burro-quando-foge, como nas paragens germânicas. Superfícies de água grandes, como o An der Alster, também existem em Hamburgo, há é pouca luz.

abrunho disse...

Sim, mas eu nao comparo com Hamburgo obviamente, se comparo e' com outras cidades com luz.

Hamburgo com luz e' outra experiencia, rara, diferente, mas tambem bela. Vem ca' em Maio. Parece-me o mes com melhores probabilidades. Aluga uma canoa e rema pelos canais. E' o que de mais especial existe na cidade.