2008-11-15

Cromos

Continuando no lago Bled, mostro agora uma vista mais desafogada do seu ex-libris, a pequena ilha com uma igrejinha com uma torre, num ambiente alpino cheio de montes arborizados e de águas límpidas e tranquilas.



Nesta outra imagem vê-se a ilha com mais pormenor.



A razão da minha deslocação a este sítio tão agradável, aproveitando uma viagem que tive que fazer a Ljubljana, teve a sua origem há décadas e consiste neste “cromo” da colecção “Maravilhas do Mundo”, editado pela Agência Portuguesa de Revistas, com desenhos feitos por Miguel Conde.



Nessa altura ainda existia a Jugoslávia. Acho interessante o uso de desenhos/pinturas em vez de imagens baseadas em fotografias, pois permite muitas vezes apanhar melhor o “espírito” do local/monumento.

Também permite deixar passar preconceitos: neste caso as coberturas das casas na ilha são representadas todas excessivamente vermelhas, incluindo a da própria torre da igreja que, sendo feita de cobre, será castanha escura ou verde conforme o estado de oxidação.


A colecção dividia-se em dois álbuns com os primeiros 125 cromos dedicados às “Maravilhas da Natureza” e os outros 125 dedicados às “Maravilhas criadas pelo Homem”. Os cromos eram vendidos em carteirinhas fechadas de 3 cromos cada. Este processo de compra “no escuro” destinava-se sobretudo a facilitar a socialização, ao criar a necessidade de trocar os cromos repetidos entre os amigos/colegas.

Quando faltavam menos de 30 cromos estes podiam ser encomendados usando um impresso que vinha com a caderneta (álbum), onde se colavam os cromos. Esta colecção está completa. Se faltar algum cromo a algum dos leitores posso digitalizá-lo e enviá-lo por e-mail.



Tenho prestado mais atenção ao conjunto dos monumentos do que ao da Natureza. O critério usado para a selecção tem bastante arbitrariedade mas todas as colecções costumam ter essa característica.

Costumo dizer que quando era pequeno coleccionava os cromos e agora que sou crescido colecciono as viagens aos mesmos. Engraçado como acontecimentos tão distantes no tempo continuam a influenciar as nossas vidas.

3 comentários:

io disse...

Acho estes seus dois textos com imagens uma verdadeira maravilha. Ando há um ror de tempo para escrever alguma coisa sobre eles e não me sai nada de jeito. Fica pois aqui o registo de que acho impressionante ter conseguido fazer 2-colecções-2 de cromos completas!
Fora de brincadeiras, delicioso este seu projecto de conhecer os locais que visitou, anos atrás, através dos seus cromos.

Rojirlene Silva disse...

Remexendo uns papeis antigos achei o meu álbum de figurinhas ( é assim que falamos no Brasil)das maravilhas do mundo, fiquei contente por ter achado mas triste por ele está muito velho e rasgado lhe sobrando poucas paginas. Também quando criança adorava colecionar álbuns de vários assuntos e praticamente quase todos se perderam em tantas mudanças na vida. Olhando as figuras que ficou resolvi pesquisar os lugares e fazer um novo álbum só que agora melhor com fotos de lugares novos e velhos e vi seu blog e achei interessante.

jj.amarante disse...

Rojirlene: se colocar "maravilhas" na caixa de pesquisa do blogue no canto superior esquerdo (ou usar este link: http://imagenscomtexto.blogspot.pt/search?q=maravilhas) encontrará mais uns poucos posts sobre outros cromos. Obrigado pelo apreço.