2008-09-16

Musée Pilote

Na contracapa de várias revistas Pilote apareceram imagens da série "Musée Pilote" que consistiam em quadros feitos segundo o estilo de um pintor conhecido, à volta de um tema da actualidade.

Dessa série escolhi o quadro intitulado "Le président Nixon, chevauchant l'aigle américain, apporte la Paix au Viet-nam", feito segundo o estilo do Douanier Rousseau por um artista chamado Chica.

A imagem mostra o chão vietnamita esburacado pelos bombardeamentos e as árvores vítimas dos químicos desfolhantes lançados pela aviação americana durante a guerra. Os tons alaranjados serão provavelmente uma referência ao agente laranja, um dos desfolhantes mais usados.

O problema dos nomes que coincidem com uma palavra muito popular ("chica" é rapariga em espanhol) é que são mais difíceis de encontrar através do Google. Restringindo-me a páginas em francês cheguei a esta página. Julgo que Chica será o nome artístico de Marcel Chikhanovitch.


1 comentário:

Anónimo disse...

Henri-Julien-Félix Rousseau (21 de Maio de 1844, Laval – 2 de Setembro de 1910, Paris), conhecido também pelo público como o douanier (aduaneiro) por ter trabalhado como inspector de alfândega...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Henri_Rousseau