2008-09-10

Digitalização de imagens

Há uma meia-dúzia de anos comprei um scanner de slides e negativos para digitalizar a totalidade das fotos que tinha tirado com a minha velhinha Olympus-OM1. Nessa altura a Hewlett-Packard fabricava um modelo bastante mais barato do que as máquinas da Nikon, da Minolta e de outros fabricantes de máquinas fotográficas. Actualmente essa máquina já não deve estar em produção mas é provável que os adaptadores existentes para slides e negativos nos scanners de papel já tenham atingido uma qualidade equivalente ou próxima.

Consegui concluir a operação e agrada-me ter todos os slides “apenas alguns clicks away”, quando antigamente tinha que montar o écran e o projector, o que estava a ficar cada vez mais raro.

Normalmente usava mais os slides nas viagens, pois as paisagens não cabem nas amplicópias, e as fotos para as pessoas que povoavam os devidos álbuns familiares mas era raro imprimir mais do que 13x18 cm. Após a digitalização pude ver a totalidade das fotos nos écrans de 17 e 19 polegadas, dimensões muito maiores do que o papel e que deram uma vida nova às fotos antigas.

Além das fotos ficarem também facilmente acessíveis, é fácil tê-las também no portátil pelo que estou satisfeito com esta situação.



Na altura li partes deste texto “Digital Darkroom Imaging and Printing Tech Tips” do Steve Hoffmann e foi aí que tomei contacto com a ponta do icebergue das imagens digitais e com este slide Q60 da Kodak para fazer calibrações..

Há tantos parâmetros que podem ser ajustados que mesmo com um único écran a vida já é difícil. Mas a vida é mais complicada ainda pois cada monitor tem muitos parâmetros que podem ser ajustados. Quando temos, por exemplo, um PC fixo e um portátil é provável que a mesma imagem apareça diferente nos dois PCs. A "vantagem" desta complexidade é que quando se põe uma imagem na internet, como nunca sabemos como ela irá ser vista pelas outras pessoas, temos uma razão para não sermos excessivamente perfeccionistas.

A regulação do brilho ideal para ver imagens é para mim excessiva quando estou a escrever texto pelo que costumo ter o monitor com brilho menor do que o ideal para ver imagens.

Poderá verificar no seu monitor se vê todas as cambiantes de cores e toda a gama de cinzentos.

Na Wikipedia tinham também uma versão do Q60 mas sem a cara da mulher:
Neste site "Steve Hoffmann's Nature and Landscape Photography” tem mais uma data de informação sobre imagens digitais.

Sem comentários: