2008-07-28

Narcisismo



Para obter uma imagem deste quadro do pintor inglês pré-rafaelita John William Waterhouse, com o título Echo and Narcissus (Eco e Narciso), bastou-me ir ao Google Images e escrever pre-raphaelite e Narcissus.

Fiquei também a saber o nome do autor e dei uma vista de olhos pelos entrada “Pré-Rafaelitas” na Wikipédia para refrescar as ideias sobre este movimento artístico que se desenvolveu na Inglaterra na 2ª metade do século XIX. Sou um grande fã do Google e da Wikipédia e acho que a maior parte dos ataques que ocasionalmente lhes fazem têm pouco fundamento.

O mito de Eco e Narciso também é facilmente acessível na Internet mas a parte que aqui me interessa é a relativa ao Narciso, pessoa intratável que se apaixonou por ele próprio e que é aqui representado olhando para a sua imagem reflectida no lago e ignorando tudo o resto à sua volta.

Depois deste elogio que o Lutz fez a este blogue, fiquei com receio de ter um ataque de narcisismo e coloquei aqui esta imagem para me lembrar do perigo.

Aproveito para agradecer as referências simpáticas que outros blogues têm feito a este, nomeadamente o Blogo Existo, o 2 dedos de conversa e o Womenage à Trois.

3 comentários:

DL disse...

Elogio com o qual concordo.
Tenho estado a seguir o blogue através do bloglines.com e já acrescentei à lista de enlaces.
Cumprimentos.

abrunho disse...

A minha história preferida quando era criança também se baseava no narcisismo: "A fada Oriana" da Sophia M. B. Andresen.

Nao sei o que acontece a Narciso (imagino que ele se tenha dado mal), mas a Fada Oriana depois de grandes dificuldades redescobre a luz. :)

João Pinto e Castro disse...

Cem por visitas deve ser de facto o patamar a partir do qual o narcisismo ataca.