2008-07-02

Ideogramas chineses




Fui a Macau em 1990 e 1993 e o primeiro contacto com os ideogramas chineses, num sítio onde eram normalmente usados, fez-me sentir analfabeto e com vontade de aprender o respectivo significado. É uma tarefa árdua, um investimento enorme, que só se justifica para quem tenciona ter um interacção importante com a cultura chinesa. Fiquei mesmo assim um pouco surpreendido por não ter encontrado nenhum português residente em Macau que tivesse aprendido os ideogramas. Havia contudo muitos portugueses que sabiam algumas frases em cantonês. Fez-me impressão que pessoas alfabetizadas numa língua se resignassem a ser analfabetos noutra mas a minha visita foi breve e esta foi apenas uma primeira impressão.

Fiquei-me por estes apontamentos modestos manuscritos, que apresento à esquerda deste texto, onde estão 17 símbolos, com o respectivo significado. Escrevi-os numa follha de papel branco, coloquei aqui o negativo, mais consistente com o fundo preto deste blogue.

Os que me pareciam mais importantes eram os de "Saída" e os símbolos Masculino e Feminino para distinguir a casa de banho apropriada.





É curioso o símbolo de "China" ser o mesmo de "centro", o país intitulava-se o "reino do meio" por se considerarem o centro do mundo, no que tiveram razão durante muitos séculos.

Como a forma mais tradicional de escrever os caracteres era com um pincel, em vez dos aparos duros mais comuns no Ocidente, é frequente nas formas caligráficas mais clássicas que os traços terminem em bicos. A minha caligrafia é incipiente e realizada com uma esferográfica pelo que deixo aqui alguns exemplos caligráficos que presumo de boa execução.



Para fechar este post sobre os ideogramas chineses deixo aqui a imagem de um nenúfar do jardim Lou Lim Ioc, um jardim chinês formal que era um pequeno oásis no meio da península superlotada de Macau.

6 comentários:

Anónimo disse...

gostei muito desse site, encontrei oq eu queria, alem desse site ter muitas coriosides legaise e interesantes!!!!!

Anónimo disse...

Muito bom esse site, econtrei nele tudo que precisava,para trabalhar com os meus alunos.

Anónimo disse...

Obrigada por se deixar levar pela sua inspiração interior e "agir", com a criação desta página ficou mto fácil trabalhar ideogramas, mandarim, português e inglês com meus alunos!!!

Anónimo disse...

Nesse site consegui achar as imagens que queria para o meu trabalho e graças a Deus e a pessoa que fez esse site, o meu trabalho foi um dos melhores.
Bem explicado! Com todos os detalhes! Esse foi o segundo site em que pesquisei e não me arrependi!
Tenho 11 anos e posso dizer que esse foi um dos melhores sites de pesquisa! Tenho 8 anos fazendo pesquisas para trabalhos!
Graças a meus pais e é claro a Deus consigo fazer meus trabalhos. Esse site foi muito útil para mim e com certeza para muitos que viram visitá-los!

alex bonifacio disse...

Aprender a língua chinesa será o meu maior desafio para o ano de 2009, é claro se Deus quiser.

Fernanda disse...

muito bom esse post, encontrei o que precisava! :D