2008-07-31

Arroz

Há 3 posts atrás estava a mostrar uma imagem dum mercado tailandês de vegetais e depois divaguei para outros temas mas gostava de não deixar a Tailândia já.

Estou incluído numas listas de e-mails de amigos que me enviam um número talvez excessivo de power-points com fotografias de sítios, obras de arte, fotos insólitas, etc. No meio dessas imagens todas esta destacou-se :



Tratam-se de arrozais provavelmente na China, embora pudessem ser das Filipinas, da Indonésia ou do Sudeste asiático. À primeira vista parece um quadro não figurativo ou um vitral...

A China e a Índia são os maiores produtores mundiais de arroz mas a Tailândia é o maior exportador.

Na Europa produz-se pouco arroz, na União Europeia apenas a Itália, a Espanha, a Grécia, Portugal e a França tinham produções significativas em 2002.

Portugal tem, de longe, o maior consumo per capita de arroz da Europa, em 1999 era de 16 kg enquanto os outros países europeus com consumo significativo (Espanha, Itália e Grécia) se ficavam por ligeiramente menos do que a metade desse valor.

Engraçado como os hábitos alimentares podem variar tanto de país para país, mesmo quando são vizinhos e quando a globalização tornou tudo aparentemente tão parecido. Quando vou ao estrangeiro gosto de visitar um ou outro supermercado para ver o perfil de consumo do país e o tipo de produtos mais frequente. Em Inglaterra, por exemplo, não existe uma “zona” para o arroz, como existe sempre nos supermercados portugueses. Ao pé da massa, essa com muitas variedades, estão uns 4 ou 5 pacotes de arroz, normalmente de variedades exóticas de arroz perfumado.

Sem comentários: