2008-06-01

A Costa Amalfitana


Na Itália a sul de Sorrento, uma terra donde vem o Limoncello, licor de limão que tenho usado em gotas sobre canapés de salmão, existe a costa Amalfitana, região onde se destacam as povoações de Amalfi, Positano e Ravello.

A Costa Amalfitana é constituída por uma encosta abrupta sobre o Mediterrâneo com algumas praias muito pequenas mas com panoramas lindíssimos a partir dessa encosta e onde apetece muito ser capaz de voar.

Este tipo de paisagem não é muito comum em Portugal, lembro-me apenas da estrada entre o Guincho e Colares e da Serra da Arrábida/Sesimbra, julgo que do Atlântico virão ventos mais fortes e salgados que tornarão praticamente impossível a agricultura, enquanto estas encostas se apresentam muito verdejantes, nomeadamente com vinha.





Amalfi vista do porto
Duomo de Amalfi

A imagem que segue do lado esquerdo, teve vários rostos destruídos pelos iconoclastas. Lembrou-me os rostos destruídos em imagens de igrejas cavadas na rocha na Capadócia na Anatólia que mostro na imagem da direita. A técnica usada parece diferente, enquanto em Amalfi apagavam a cara completamente, na Capadócia só tornavam irreconhecíveis as caras dos santos, deixando intacta a cara de Jesus. No império bizantino ocorreu um período iconoclasta de 730-787 (Wikipedia). Daqui a conjectura que pelo menos partes deste Duomo de Amalfi já existiam no séc VIII e que a cidade estaria integrada ou seria fortemente influenciada pelo império Bizantino.








Iconoclastas em Amalfi
Iconoclastas na Capadócia (Turquia)

A estrada entre Amalfi e Positano tem vistas espectaculares umas a seguir às outras. Deixo aqui apenas uma, já próxima de Positano e uma vista de Positano a partir da praia.


N.B: Quase todas as imagens deste post podem ser vistas em tamanho maior








Encosta entre Amalfi e Positano
Positano

2 comentários:

Helena Araújo disse...

Voltando ao início do post: o Limoncello é óptimo para beber no verão, mas deve ser guardado no congelador.
O problema é que depois não sobram muitas gotas para os canapés...

jj.amarante disse...

Helena: é deixar uma garrafa com um restinho fora do frigorífico para evitar tentações...