2008-06-13

As árvores dos quadros italianos do século XV



O título deste post saiu um bocado pretensioso, não sei nada deste assunto, para além da curiosidade que me suscitam as formas das árvores que aparecem com grande frequência a ornamentar a paisagem de fundo dos quadros desta época.

Disseram-me que estas paisagens eram uma necessidade, por assim dizer "teológica", os seres humanos faziam parte integrante da Criação e tinham que aparecer nesse contexto.

A Ecologia não tinha ainda ganho a importância actual e o que importava verdadeiramente eram os seres humanos, que apareciam em primeiro plano, muitas vezes num ambiente completamente urbano de uma praça, depois umas obras arquitectónicas e lá para o fundo a paisagem com umas árvores mais ou menos realistas.

Quem já tentou desenhar uma árvore sabe que não é fácil dar-lhe um ar realista. A palmeira desenhada pelo Escher e apresentada no post anterior parece-me uma "palmeira platónica", excessivamente perfeita para ser real mas contendo todos os atributos de uma palmeira ideal.

Nesse sentido, acho que a árvore aqui da esquerda e as outras duas em primeiro plano aqui em baixo, uma delas uma palmeira que me foi lembrada pela do Escher, pertencem todas a essa categoria de árvores platónicas.


Sem comentários: