2008-06-21

Agave americana




As duas plantas que ladeiam a palmeira nesta imagem do Escher, de um post anterior, são da família Agavaceae, sendo provavelmente exemplares da espécie Agave americana.

Esta planta que se se chama em português pita ou piteira (o aloé é outra planta) é originária do México e tem sido plantada por todo o mundo.

O sisal com que antigamente se faziam os cabos usados nos navios (os marinheiros não gostam que chamem cordas aos cabos) é uma planta desta família, designada Agave sisalana, devendo o seu nome à povoação do México chamada Sisal, porto por onde se escoavam as fibras desta planta.




A foto seguinte mostra a sub-espécie Agave americana var. marginata, que tem as folhas verdes com margens amarelas.

Não sei se é esta a planta representada por Henri Rousseau (le Douanier) no seu quadro intitulado "O Sonho", no canto inferior direito.

A imagem que estou aqui a mostrar resulta de uma fotografia que tirei a um poster antigo e um bocado desbotado que tenho há muitos anos em minha casa. No artigo da wikipedia tem outra imagem do mesmo quadro que está no MOMA em Nova Iorque.

Não sei qual das imagens reproduzirá melhor as cores do quadro que na minha visita ao MOMA em 2007 estava escuríssimo e quase sem cores.

Sempre gostei muito deste quadro "naif", com a sua colecção improvável de plantas, animais, uma mulher nua no que parece uma espécie de sofá e mesmo um tocador de flauta!



Estas plantas, depois de passarem uns 10 ou 15 anos tranquilas, dá-les um frenesi reprodutivo que lhes é fatal pois após desenvolverem uma haste com vários metros de altura, nela desabrocham as flores e depois morrem.

Nesta foto mostra as flores com algum detalhe:



e nesta outra estão três agaves a ser iluminadas pela luz do por-do-sol, na Praia da Rocha no Algarve, num dos poucos enquadramentos em que não se vê a catástrofe urbanística que se abateu sobre esta praia que foi bonita. O conjunto das três agaves faz-me lembrar quadros chineses.

Sem comentários: